![Katoen](https://tribunapaulinia.com.br/wp-content/uploads/2013/06/Katoen-300x163.jpg)
“O maior prazer de inaugurar um projeto como esse é saber que todos podem fazer a sua parte, seja a pessoa comum, ou então o poder público e até mesmo as grandes empresas, comprovando que a expressão ‘crescimento sustentável’ pode ser real e não foi feita apenas para livros e jornais”. Foi dessa forma que o diretor presidente da Katoen Natie, Erik Klönhammer, abriu oficialmente o evento realizado nesta quarta-feira, 05 de junho, marcando o início do Projeto Reflorestar, ação que irá plantar 100 mil novas árvores às margens de uma represa do Rio Pirapitingui, beneficiando diretamente 90 mil pessoas das cidades de Cosmópolis e Paulínia. É o maior projeto de reflorestamento em área contigua já feito em todo estado de São Paulo.
O Reflorestar é realizado pela Katoen Natie, multinacional belga de logística, e surgiu da necessidade de compensação ambiental que a ampliação da empresa obrigou. Mas o que seria apenas uma compensação por expansão, se tornou um projeto muito mais amplo e acabou iniciando uma parceria com a Usina Ester, que cedeu um terreno de 58 hectares na cidade de Cosmópolis onde foi feito o evento, marcando também o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O local onde será feito o reflorestamento é, atualmente, Manancial de Abastecimento de Cosmópolis (e uma parte de Paulínia), ou seja, a única fonte de água para os moradores da cidade. O plantio irá recuperar mais de 580 mil metros quadrados de mata original, o equivalente a 12 km de árvores se alinhadas, com 114 espécies de árvores nativas do entorno da represa.
O Reflorestar está inserido na Bacia Hidrográfica de Paulínia – composta pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – como compensação ambiental pela ampliação da área do Centro de Distribuição Multimodal da Katoen Natie. O plantio ultrapassa a meta estabelecida e representa mais de uma árvore para cada habitante beneficiado diretamente.
O reflorestamento também terá papel fundamental nos projetos ambientais já estabelecidos na região, conhecida como “Corredor das Onças”, que compreendem diversas ações ambientais públicas e privadas, como, por exemplo, os do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Além desse fato, o Reflorestar irá comprar mudas de árvores de empresas que realizam atividades sociais e ambientais nas cidades de Paulínia e Cosmópolis.
São 114 espécies de diferentes tipos de árvores nativas plantadas, algumas ameaçadas de extinção, como peroba, cabreúva, aroeira e guarantã. O projeto aumentará a cobertura florestal do município de Cosmópolis, que conta atualmente apenas com 73 fragmentos florestais, a maioria com área menor que 10 hectares.