A 20ª Gincana de Férias de Paulínia foi encerrada ontem, depois de um mês de organização dos grupos e uma semana de atividades competitivas. Neste ano, quatro equipes participaram: Arranca Rabo, Kud Phoka, Os Incardidos e Ktoto. Com 122 pontos, a Ktoto foi a campeã, depois de uma competição apertada definida apenas nos últimos jogos, já que no início do dia a diferença entre o primeiro e o último lugar era de apenas cinco pontos.
Os Incardidos e Kud Phoka dividiram a segunda posição e a equipe Arranca Rabo ficou em terceiro. À noite ocorreria o show de encerramento no pavilhão de eventos da cidade, com o grupo Revelação.
“Hoje é difícil reunir as pessoas, essa programação é uma alternativa ao mundo violento e isolado, o que vemos aqui é uma conscientização da importância de se unir e o despertar do espírito de participação”, comemorou o presidente do grupo Os Incardidos, Luiz Henrique Leitão, que teve 550 integrantes inscritos. “Foi o primeiro ano dessa equipe, mas já participei em outros grupos. Mesmo com alguns problemas, superou nossas expectativas”, disse.
Durante cerca de um mês, as equipes puderam reunir voluntários para fazer a doação de sangue, uma das provas solidárias. Todas ultrapassaram o mínimo de 40 bolsas doadas. “Também montamos e distribuímos cestas básicas e tivemos muitas atividades que reúnem famílias inteiras. Aqui você vê desde criança até senhora de idade, todo mundo curtindo”, apontou o presidente da equipe Arranca Rabo, Emerson Julio Martins, 37. A gincana é coordenada pelo Departamento de Recreação da Secretaria de Esportes e Recreação de Paulínia.
Além das atividades de cunho social, por exemplo, a doação de bolsa de sangue. Cada equipe entregou 40 comprovantes de doações do Hospital Vera Cruz de Campinas. Nesta iniciativa foram arrecadadas 240 bolsas.
Na primeira semana (16 a 18) aconteceu a escolha da Garota Gincana, provas recreativas e no Baile do Ridículo (17), tradicional, durante o evento, a performance da Elvis Presley e Marilyn Monroe. Cada equipe apresentou um casal caracterizado das duas personalidades da década de 60. No Baile foram arrecadadas 1.800 latas de leite em pó, que foram destinadas ao Centro de Ação Comunitária (Caco) de Paulínia.
Nos dias 21 e 22, no galpão de artes cênicas do Departamento de Teatro da Secretaria de Cultura, aconteceram as provas de teatro, onde cada equipe apresentou uma peça de aproximadamente 45 minutos com o tema Pai, tendo como vencedora a equipe Kud Phoka.
No penúltimo dia (24), no Parque Zeca Malavazzi, a prova tirolesa seca e molha, tubo aquático, corda bamba e boliche humano foi uma das atrações do dia. À noite, na Sala de Imprensa, no Paço Municipal, a prova cultural, com conhecimentos gerais, matemática, língua portuguesa, ciências e geografia.
No domingo, último dia da Gincana, no período da manhã, provas com as crianças das quatro equipes participantes e à tarde, a partir das 13 horas, provas de busca e recreativa.