Início Cosmópolis Lei é aprovada e Coral Municipal é uma nova realidade em Cosmópolis

Lei é aprovada e Coral Municipal é uma nova realidade em Cosmópolis

Câmara Municipal de Cosmópolis aprovou por unanimidade Projeto de Lei

O Coral Municipal de Cosmópolis se tornou uma realidade a partir da última sessão ordinária da Câmara do município quando o Projeto de Lei Nº 54/2021 do vereador Ricardo Guimarães (PP) que “Cria e institui o Coral Municipal de Cosmópolis e dá outras providências” foi aprovado pelo Prefeito Junior Felisbino e em unanimidade pela mesa legislativa.
De acordo com a Lei o Coral terá a finalidade de promover a difusão da música vocal e divulgar valores artísticos no Município podendo ser integrado pelo público adulto e juvenil. O Coral Municipal de Cosmópolis pode ser integrado por qualquer cidadão residente no Município ou na região, desde que possua qualificação para tanto, sendo submetido a processo de seleção, a critério do regente do Coral, em consonância com a Secretaria Municipal de Educação.
O músico e professor Rafael Beling é quem estará à frente do projeto como Coordenador. Com doutorado e mestrado nas maiores instituições estaduais do país – Universidade Estadual de Campinas e UNESP – Rafael comenta sobre este presente para a cidade “O projeto nasceu este ano, com a ideia de chancelar o grupo que foi fundado em 2018, o Projeto Villa Musical. Quando eu estava como professor, tive a oportunidade de fundar este projeto, um grupo musical com objetivo de acolher pessoas de diferentes partes de nossa cidade e unir pela paixão e amor pela musica”.
Foi no início deste ano que o professor Rafael procurou pelo vereador Ricardo Guimarães e apresentou a ideia “Sabemos que grandes cidades, inclusive da região, dispõem de corais municipais. Estamos visando dar para Cosmópolis esse patrimônio artístico e cultural” defender Rafael que confessou sentimento de muita alegria e satisfação “Digo isso não só como o coordenador de música, mas, como pesquisador e educador musical aqui em nosso país. É uma alegria ver cidade incentivando o acesso à cultura, arte e educação musical. Cosmópolis, sem dúvida, dá um importante passo na direção de fornecer aos seus munícipes a oportunidade de encontrar no canto coral um espaço de acolhimento, de formação e satisfação”.
O Coral Municipal continua vinculado ao Projeto Villa Musical que já existe dando aula para centenas de alunos e já formou milhares de outros oferecendo aulas de instrumentos musicais, canto coral e musicalização infantil. Vale lembrar que o Coral vai ser conduzido pela mesma gestão e é no início de cada ano que as inscrições para novos integrantes do Coral são realizadas.
Projetos para este ano já estão previstos. Concertos em Praça Pública, apresentação na Câmara de vereadores em homenagem ao aniversário da cidade no mês de novembro, eventos internos, entre outros. Para o próximo ano já existem parcerias como o Encontro de Corais Vozes da Primavera que deve acontecer no mês de setembro do próximo ano com corais de outras regiões.
Em tom de agradecimento o músico Rafael parabeniza o Secretário de Educação Luciano Ramalho, ao vereador Ricardo Guimarães “a todos os vereadores que de bom grado reconheceram a importância e acolheram o Projeto e ao Prefeito Junior Felisbino que merece toda estima” finalizou.