A inauguração aconteceu na terça-feira (11) e contou com diversas atrações. Creche atenderá 224 crianças da região do Parque dos Servidores
A LSL Transportes, empresa de logística da Honda, inaugurou na terça-feira, dia 11, a Creche do Parque dos Servidores. O município recebeu o prédio e suas instalações para o funcionamento de uma nova unidade escolar para 224 crianças à partir de quatro meses à quatro anos de idade. A entrega aconteceu por conta de uma parceria feita entre a Prefeitura de Paulínia e a empresa.
A LSL Transportes escolheu o município para ter novas instalações em razão de sua proximidade com Sumaré, onde está instalada a Honda, e do acesso às principais rodovias da região e ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Em 2012, a LSL assumiu com o município o compromisso de construir duas creches, para 224 crianças cada uma. As obras são parte de contrapartida oferecida ao município pela doação de terreno de 497 mil metros quadrados para a instalação da LSL na cidade. A outra unidade escolar foi entregue dia 10 de maio, no Conjunto Residencial Vida Nova.
O diretor Executivo da LSL Transportes, Edson Takamune agradeceu a presença de todos. “Em nome da LSL Transportes, representando a nossa diretoria, quero agradecer a confiança para implantar a nossa unidade em Paulínia e é com grande satisfação que entregarmos a segunda unidade”.
Infraestrutura
O prédio da Escola Municipal (EM) Maria Elisa Brega possui 1.120 metros quadrados de área construída e conta com pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros masculino e feminino infantil, e outros espaços com acessibilidade como playground e anfiteatro, e oito salas de atividades infantis, além de sala para leitura/multiuso e laboratório de informática para atividades internas e externas.
Na área Administrativa, o prédio possui recepção, secretaria, sala de professores, sala de diretoria, almoxarifado e sanitários masculino/feminino. Já o Setor de Serviços conta com cozinha, lavanderia, vestiário e sanitário para funcionários.
Mais contrapartidas
Além das duas unidades escolares, também ficou acordada a geração de aproximadamente 391 empregos, sendo 30% deles destinados aos moradores do município, que toda a frota de veículos da Unidade Paulínia seja licenciada na cidade, que seja disponibilizado vagas de estágio para unidades de ensino do município e a destinação de parte de suas vagas de empregos a jovens aprendizes, nos termos da legislação municipal vigente, entre outros.
Homenagem
O nome da nova unidade escolar é uma homenagem à Maria Elisa Brega. Ela nasceu em 8 de junho de 1964, em Campinas, filha de Luiz Brega e dona Dulsolina da Silva Brega (Tilica). Casou com Carlos Augusto Freire. Filha de família tradicional da cidade que remontada à fundação de Paulínia, foi neta de Joaquim Bernardo e Elisa Merks e bisneta da conhecida viúva Merks.
Durante 25 anos, prestou serviços ao Município na área de Educação. Colocou seu trabalho como objetivo principal de vida, sempre buscando incutir os mais nobres valores humanos às crianças, alunos, pais e funcionários, aos quais se dedicava a proporcionar oportunidades de crescimento.
Foi professora e diretora escolar e trabalhou no “Projeto Sol João Aranha”, EMEF “Professora Flora Aparecida Toledo Lima”, EMEFM “Vitor Szczepanski e Sousa Silva – Supletivo”, EMEI “José Paulino Nogueira”, EMEI “Carolina Rother Ferraz”, Creche “Maria Aparecida de Mattos Buenos” e EMEF “Maestro Marcelino Pietrobom”. Faleceu em 17 de novembro de 2014 em decorrência de câncer.