Início Saúde Médico de Campinas apresenta procedimento inédito para tratamento da dor lombar em...

Médico de Campinas apresenta procedimento inédito para tratamento da dor lombar em Curitiba


Técnica utilizada se vale de avançado cateter para acesso à articulação sacroilíaca por radiofrequência

 

Considerada a terceira maior causa de dor crônica na coluna, a dor sacroilíaca já pode ser tratada com um equipamento que permite uma eficácia de mais de 80%. O Simplicity, que acaba de ser trazido ao Brasil e foi realizado pela primeira vez no Singular – Centro de Controle da Dor, pelo médico anestesiologista e intervencionista da Dor, Fabrício Assis, é um eletrodo específico para bloqueio da dor sacroilíaca – que é uma dor causada pela inflamação crônica na articulação que fica no final da coluna e que é uma das principais causas da dor lombar crônica.
De acordo com o Assis, o procedimento, que foi realizado em Campinas, no mês de outubro, pela primeira vez no Brasil,  no Singular, e será apresentado, em formato de aula, nesta sexta-feira, dia 7, em Curitiba, é bem simples. O eletrodo é introduzido na área lesionada e conectado a um gerador de radiofrequência, que aquece a região nervosa e elimina a dor do paciente. “Essas aplicações podem ajudar a eliminar a dor por, pelo menos, dois anos e, se o paciente fizer uma reabilitação adequada, talvez não retorne mais”, ressalta Assis.

 

Entre as vantagens desta forma de tratamento para a dor lombar está o tempo de duração do procedimento, que não ultrapassa os 20 minutos, o que, em qualquer outra abordagem levaria em torno de uma hora. Além de eliminar a dor, o paciente evita procedimentos cirúrgicos maiores. “Normalmente fazemos nove lesões, ou aplicações de radiofrequência, em nove diferentes tipos de nervos e em nove pontos diferentes, sendo que nesse procedimento, apenas com um eletrodo nós alcançamos todas as lesões, de forma mais completa e eficiente e com um tempo bastante reduzido e uma eficácia bastante grande”, lembra o médico.

O procedimento com o Simplicity será apresentado, em formato de aula, nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, em Curitiba, no Barollo Trattoria, pelo médico anestesiologista e intervencionista da Dor, Fabrício Assis.

 

Dor lombrar

A dor lombar acomete 80% da população em alguma época de suas vidas. Muitas dessas pessoas desenvolverão dor crônica, ou seja, aquela dor que persiste por tempo igual ou superior a três meses de duração. As causas podem ser diversas: dor do disco intervertebral, dor das articulações facetárias da coluna, dos músculos e da articulação sacroilíaca, e com este procedimento, realizado pela primeira vez no Brasil com este equipamento indicado para dor sacroilíaca.

 

Sobre o Singular

Localizado em Campinas, o Singular – Centro de Controle da Dor é o único centro de tratamento de dor brasileiro certificado com selo Excellence in Pain Practice Award do Instituto Mundial da Dor, e um dos 16 centros de dor no mundo com esta certificação.  O Centro oferece um modelo inovador de tratamento de patologias que causam dor, e sua estrutura conta com centro cirúrgico, consultórios multidisciplinares, sala de procedimento ambulatorial, sala de recuperação e apartamento hospital-dia, com equipamentos modernos, entre eles intensificador de imagem e aparelho de radiofrequência. Em seu corpo clínico estão três dos seis médicos brasileiros intervencionistas de dor com título de Fellow concedido pelo WIP (World Institute of Pain), entre eles: Dr. Fabrício Dias Assis e Dr. Charles Oliveira. Saiba mais acessando www.singular.med.br.