O Theatro Municipal de Paulínia foi palco da Mostra de Teatro 2013 realizada pelo Colégio Paulo Freire – Novo Anglo Paulínia.
O evento que aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, contou com 11 apresentações muito bem executadas pelos alunos do mini maternal aos de 6º ano do Ensino Fundamental. Entre as apresentações musicais e peças teatrais, os alunos levaram ao palco, clássicos como Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida.
De acordo com a diretora pedagógica, Maria do Rosário Silva de Souza, o intuito do evento é resgatar o “faz de conta” e contribuir com a formação da criança. “O teatro possibilita o desenvolvimento do lado psíquico da criança, além de abrir os olhos do coração e da alma”, disse Rosarinho, como é conhecida.
Camille Mariano de Souza, aluna do 3º ano, que integrou o elenco de “Pluft, o Fantasminha”, revelou que gostou da experiência e sua mãe, Andrea de Souza, ressaltou que sua filha perdeu a timidez, “Ela adorou brincar de ‘faz de conta’ e consigo enxergar que minha filha não possui mais vergonha de falar em público”.
“Experiência ótima” é assim que Gilson Freitas Oliveira, define a participação do seu filho, Matheus Fabri Oliveira, aluno do 3º ano na peça “O fantástico mistério da Feiurinha”.
Entre as peças e musicais apresentadas estavam obras de autores nacionais como “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado, o “Musical: Turma da Mônica” de Mauricio de Sousa, e a homenagem ao sambista Adoniran Barbosa com “Dá licença que eu vou contar”. Esta apresentação teve trilha sonora ao vivo do Grupo de Samba “Music Mania” de Mogi Guaçu.
Segundo Adilson Alves, diretor e mantenedor da instituição, o colégio estimula o desenvolvimento dos seus alunos em todos os aspectos. “Consideramos as manifestações culturais extremamente importantes para desenvolvimento pleno dos nossos alunos. Por isto, estimulamos estas manifestações através dos mais variados eventos que realizamos ao longo do ano letivo”
Já Airton Rodrigues, também diretor e mantenedor do colégio, ressalta os esforços para melhorar cada vez mais a qualidade da educação em todos os aspectos. “Não mediremos esforços para oferecer o que há de melhor aos nossos alunos e familiares. Como a educação é um processo, a busca pela melhoria constante sempre estará presente em nossa instituição” finaliza.
Ao final do evento, os mantenedores agradeceram toda equipe envolvida na organização dos espetáculos e a Prefeitura Municipal de Paulínia através da Secretaria Municipal de Cultura pelo apoio.