Início Cultura Ópera “O Elixir do Amor”, se apresenta em Paulínia de 8 a...

Ópera “O Elixir do Amor”, se apresenta em Paulínia de 8 a 11 de setembro

Para a regente Cinthia Alireti, a obra é uma verdadeira escola para jovens cantores, mas também um desafio até para profissionais
Para a regente Cinthia Alireti, a obra é uma verdadeira escola para jovens cantores, mas também um desafio até para profissionais

Com entrada gratuita, a obra conta com mais de 100 integrantes e é uma das mais expressivas óperas da cena lírica

A ópera cômica “O Elixir do Amor”, de Gaetano Donizetti (1797-1848), conhecida, entre outros trechos, pela expressiva ária “Una Furtiva Lacrima”, será apresentada no Teatro Municipal de Paulínia, de 8 a 11 de setembro, com entrada gratuita. No elenco, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Ópera Estúdio Unicamp, Coro Contemporâneo e Coral “Zíper na Boca”. As récitas, com regência de Cinthia Alireti e direção cênica de Cleber Papa, integram as comemorações dos 50 anos da Unicamp. Na direção geral e coordenação do projeto, Angelo José Fernandes.

Escrita às pressas, em um período de seis semanas, “O Elixir do Amor”, levada em dois atos e com libreto de Felice Romani, estreou no Teatro della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Foi a ópera mais montada na Itália no período de 1838-1848, tendo se mantido continuamente no repertório internacional. “Trata-se, sem dúvida, de uma das óperas mais populares de Donizetti, memorável, sobretudo, pelo fluxo quase ininterrupto de belas melodias que encantam o público em geral”, analisa Angelo Fernandes.
“O Elixir do Amor” dá continuidade à bem sucedida parceria entre o Ópera Estúdio Unicamp, formado por alunos do curso de Música da Unicamp, e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, que já realizou as óperas do compositor W. A. Mozart, “A flauta mágica” (2013), “As bodas de Fígaro” (2014), “Don Giovanni” (2015) e “O Empresário” (2016).
Para a regente Cinthia Alireti, a obra é uma verdadeira escola para jovens cantores, mas também um desafio até para profissionais. “O sucesso desta ópera se deve tanto à extraordinária leveza do texto quanto às inesquecíveis melodias, pérolas do mais puro bel canto do século 19.”
A presença da orquestra e da banda se integram ao espetáculo quase como um personagem paralelo, “como se pode ver e escutar na marcha dos soldados no primeiro ato, na chegada do doutor, que é anunciada pelo trompete na coxia, e na festa da abertura do segundo ato, onde toca uma banda em cena, executada pelos estudantes da Escola Livre de Música”, pontua Alireti.

 

Serviço

Ópera “O Elixir do Amor”
Theatro Municipal de Paulínia
De 8 e 9, às 20h e dia 10, às 18h
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro duas antes do início dos espetáculos
Informações: (19) 3933-2140