Início Educação Oposição aplaude Pavan entregando 525 bolsas de estudo em teatro lotado

Oposição aplaude Pavan entregando 525 bolsas de estudo em teatro lotado

Pavan, entregou 525 bolsas. Um aumento de 105 benefícios em relação a 2015 Marquinho da Bola e Tiguila estiveram no evento aplaudindo o prefeito Pavan
Pavan, entregou 525 bolsas. Um aumento de 105 benefícios em relação a 2015
Marquinho da Bola e Tiguila estiveram no evento aplaudindo o prefeito Pavan

O prefeito de Paulínia, José Pavan Junior (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 25, a concessão de 525 bolsas de estudos a estudantes dos ensinos técnico e superior da cidade.

O número é um recorde histórico e representa um aumento de 26,5% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Educação.

A maioria dos alunos, 408, terá 100% dos estudos custeados pelo município em 2016. Outros 117 serão contemplados com bolsas parciais de 65% e 35%.

O investimento é de R$ 7,7 milhões, garantidos no orçamento anual, e integra o conjunto de ações sociais realizadas pela prefeitura.

Contabilizado os estudantes já beneficiados com a bolsa em anos anteriores, o investimento educacional soma R$ 17,7 milhões–recurso garantido em orçamento.

 “Criamos o Bolsa Educação para atender os estudantes que querem estudar, mas que não têm condições e querem vencer na vida”, disse o prefeito.

Pavan Junior parabenizou a todos os contemplados e desejou que todos tenham sucesso na carreira que seguirão. “O estudo é um passaporte carimbado para o futuro”, afirmou ele.

Entre os beneficiados estavam as irmãs Letícia Gontijo, 24, Paola Gontijo, 19, e Larissa Gontijo, 21. Elas cursam, respectivamente, as faculdades de psicologia, moda e assistência social.

“Estamos muito felizes. Viemos do Rio há 11 anos e tomamos conhecimento da bolsa. Agora vamos continuar nossas faculdades com tranquilidade”, disse Letícia.

Já o supervisor de montagem Edmar Vieira Ramos, 60, veio representar a mulher e os filhos de 18 e 24 anos. Todos estavam na faculdade.

“Estou desempregado e minha mulher acabou de perder o emprego também. Se não fosse essa bolsa, não seria possível todos eles continuarem nos cursos”, afirmou.

Todos foram beneficiados com bolsas integrais (100%). O filho mais velho cursa marketing e propaganda, enquanto o mais novo faz engenharia elétrica. A mulher faz o curso de logística.

O anúncio foi feito no início da noite no Theatro Municipal Paulo Gracindo. Todos os beneficiados foram convidados. Secretários e vereadores participaram da cerimônia, entre eles estavam Tiguila (PPS) e Marquinho da Bola (DEM), hoje integrantes do grupo do pré-candidato, Ademir Bosco (PPS).

Bolsa

O “Bolsa Educação” foi criado por lei municipal em 2010. No ano passado, a prefeitura aumentou para três os percentuais de concessão do benefício.

As bolsas são integrais (100%) ou parciais (65% e 35%). O benefício tem de ser renovado anualmente e pode financiar todos os anos de estudos dos alunos.

Podem concorrer ao “Bolsa Educação” alunos com residência comprovada em Paulínia há dez anos e com renda familiar inferior a seis salários mínimos.

Outros critérios compõem a concessão da bolsa. Os alunos não podem receber outros benefícios e precisam estar cadastrados no PAS (Programa de Ação Social).

Segundo a secretária da Educação, Regina Marciano, apesar do município não ter responsabilidade com o ensino técnico e superior, a prefeitura concede as bolsas por acreditar numa política de oportunidade.

“Quando você enxerga que só por meio da educação você consegue ter uma população melhor, e que isso amplia a cidadania, podendo o município investir, é fundamental”, disse.

O processo de concessão das bolsas começa com as inscrições no final do ano anterior e os resultados saem em até seis meses. Neste ano, o processo ocorreu em prazo recorde.

Os pagamentos são feitos durante o ano, retroagidos inclusive dos meses que ainda estava em análise pela comissão composta de servidores públicos.

Desde 2010, de acordo com a Secretaria da Educação, 2.365 estudantes foram beneficiados. No ano passado, 415 alunos ganharam bolsas.

Os cursos escolhidos pelos alunos incluem todas as áreas, de humanas a saúde e ciências. As universidades são diversas e espalhadas por toda a região e país.