Início Paulínia Oral-B e ‘Turma do Bem’ realizam 2ª Mega Triagem em Paulínia

Oral-B e ‘Turma do Bem’ realizam 2ª Mega Triagem em Paulínia

As coordenadoras do TdB em Paulínia, Dra. Larissa Tanikawa e Dra. Najara Rocha durante a Mega Triagem do ano passado
As coordenadoras do TdB em Paulínia, Dra. Larissa Tanikawa e Dra. Najara Rocha durante a Mega Triagem do ano passado

O projeto Dentista do Bem vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos para receber tratamento odontológico gratuito

Na terça-feira, 25 de março, a Oral-B e a Turma do Bem (TdB) vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Paulínia, a ação acontece na Escola Estadual Dr. Francisco A. Mascarenhas, das 7h30 até às 17h30. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Sobre a TdB
Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.