Com investimentos de R$ 150 milhões, capacidade de armazenagem será de 180 milhões de litros
O terminal de etanol da Copersucar, em Paulínia, entrou em fase final de obras, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2014. O terminal funcionará como importante hub da Copersucar no interior de São Paulo para a centralização, o gerenciamento e o transporte do etanol produzido pelas usinas da região, um dos principais polos sucroenergéticos do país.
Com investimentos de R$ 150 milhões e capacidade de armazenagem de 180 milhões de litros na sua primeira fase e previsão de atingir 360 milhões de litros na segunda fase de implantação, o terminal permitirá operar os sistemas rodoviário e dutoviário, de maneira intermodal. Isso será possível porque a estrutura será integrada aos dutos da Logum, empresa da qual a Copersucar é uma das sócias, com participação de 20%, e ao sistema da Replan, da Petrobras.
A próxima etapa do projeto, ainda na primeira fase, prevê a instalação de um duto de interligação, de 1,9 km, entre o terminal da Copersucar e o etanolduto da Logum, que aguarda aprovação da Câmara Municipal de Paulínia para o início de sua implantação.
Erguido em uma área de 356 mil metros quadrados de terreno próprio da Copersucar, o terminal de etanol é um dos projetos que compõem o plano de investimentos da Companhia, que está aplicando R$ 2 bilhões em logística no período entre 2011 e 2015. Os recursos visam mais eficiência e expansão da capacidade de armazenagem e transporte de etanol e açúcar.
Benefícios para Paulínia
Antes de concluída, a obra já trouxe benefícios para a região de Paulínia, como a geração de empregos. Ao longo dos 14 meses de obras, o empreendimento empregou cerca de 1.000 pessoas nas diversas fases do projeto.
O terminal contribuirá também para o aumento da arrecadação municipal com a prestação de serviços de armazenagem (ISS) e com o aumento da cota de participação do município na arrecadação de ICMS.
Devido à intermodalidade do terminal e sua integração com a Logum, a obra permitirá uma significativa diminuição de viagens de caminhão por safra, uma vez que o etanol será transportado diretamente pelos dutos, com menor tempo de escoamento do biocombustível, maior economia de combustível e mais segurança nas estradas, representando expressivos benefícios para o meio ambiente e as comunidades. O investimento atende a critérios técnicos de excelência nos âmbitos operacional e tecnológico. A obra já obteve todas as licenças ambientais e atende integralmente aos padrões exigidos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A implantação do duto de interligação ao Sistema Logum, porém, ainda está pendente de aprovação pelo Legislativo do município.