Início Meio Ambiente Parque Brasil 500 tem 12 mil novas árvores plantadas em seu entorno

Parque Brasil 500 tem 12 mil novas árvores plantadas em seu entorno

Parque Brasil 500 tem 12 mil novas árvores plantadas em seu entorno
Parque Brasil 500 tem 12 mil novas árvores plantadas em seu entorno

A medida é contrapartida do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) da CETESB A ação visa melhorar o clima, minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e proporcionar conforto térmico por meio de sombreamento

A Prefeitura de Paulínia concluiu o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas visando a recuperação ambiental e/ou recomposição da vegetação nativa no entorno da Lagoa do Parque Brasil 500, localizada na região Sul do Município.

A área plantada compreende trechos das Avenidas Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Osvaldo Piva, Prefeito José Lozano Araújo e José Paulino, no entorno da lagoa do Parque Brasil 500 (Prefeitura de Paulínia, Theatro Municipal, Paulínia Shopping, Sambódromo e Hotel Vitória), formando assim um cinturão verde na região.
A medida é contrapartida do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. A ação visa melhorar o clima da cidade; minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito, proporcionar conforto térmico por meio de sombreamento, recuperação da mata ciliar no entorno da lagoa, além da manutenção de espécies animais como pássaros, lebres, lagartos, entre outros, da região.
O plantio e o preparo da terra foram realizados por funcionários da empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda. As mudas plantadas têm 70 centímetros ou mais de altura e durante dois anos a empresa é responsável pela manutenção e substituição, caso necessário.
A arborização do entorno da Lagoa do Parque Brasil 500 é uma iniciativa da Prefeitura de Paulínia, por meio das Secretarias Municipais de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) e Obras, em parceria com a empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda., que trabalhou no projeto.

Conscientização
O prefeito José Pavan Junior, que é engenheiro agrônomo, destaca que o projeto fornece benefícios socioambientais e educacionais para Paulínia e região. “O projeto revela a importância ambiental para o crescimento da nossa cidade, onde a administração pública e a comunidade paulinense entendem a necessidade da preservação para a melhoria da qualidade de vida na nossa população”, comenta.