Início Saúde Paulínia abre Posto Avançado de Atendimento ao Surto Gripal

Paulínia abre Posto Avançado de Atendimento ao Surto Gripal

A medida visa reduzir a demanda do Hospital Municipal da cidade, que registrou na segunda-feira (3) o atendimento a 1.150 pacientes em urgência e emergência

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta terça-feira (4) um Posto Avançado de Atendimento ao Surto Gripal. A medida visa reduzir a demanda do Hospital Municipal da cidade, que registrou na segunda-feira (3) o atendimento a 1.150 pacientes em urgência e emergência.
O novo Posto está instalado na UBS Centro I e conta com uma equipe para atendimento pediátrico e de adultos, sendo disponibilizado 1 médico para adulto, 1 médico para pediatria, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. O Posto atenderá pacientes encaminhados pelo HMP, com sintomas leves.
De acordo com o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, a expectativa é de que o novo Posto atenda, em média, 200 pacientes por dia. “Neste momento de surto Gripal, tomamos essa medida como aporte para desafogar o Pronto-socorro Infantil e Adulto e a Unidade Respiratória do Hospital Municipal”, comentou o secretário.
O funcionamento do Posto de Atendimento na UBS Centro I, localizado na Rua Presidente Costa e Silva, 444, Nova Paulínia, será das 7h às 19h, de 2ª feira a sábado.

Plano Emergencial
Um Plano Emergencial para Atenção ao Surto Gripal foi estabelecido na última semana pela Secretaria de Saúde e houve a ampliação do quadro de profissionais em Saúde no HMP para garantir agilidade no atendimento à população.
Neste momento, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure as UBS’s mais próximas para o atendimento de crianças e adultos com sintomas gripais. “Importante ressaltar que as outras nove UBS’s do município estão preparadas para fazer a intervenção de acolhimento de crianças e adultos com sintoma gripal”, reforçou o secretário.