Ação contará com coleta de objetos em desuso, busca e eliminação de criadouros do mosquito e distribuição de panfletos
Paulínia participou neste sábado, dia 18, do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pela EPTV. Durante a ação – que foram realizadas nas regiões do Jardim Amélia, Jardim Leonor, Vila Nunes e Morro Alto -, agentes de Saúde e da Defesa Civil fizeram buscas e eliminaçãos de larvas e criadouros do mosquito nas residências localizadas nas áreas citadas.
A secretaria de Obras será responsável pela coleta de materiais em desuso, como vasos, vasilhames, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros objetos que podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti. Esses materiais deverão ser colocados na calçada, se possível, com uma hora de antecedência, para evitar que sejam revirados por animais.
Após a limpeza do bairro, a secretaria instalará caçambas em pontos estratégicos da região para que os moradores possam fazer o descarte correto dos materiais. O objetivo da ação é evitar que objetos em desuso sejam depositados de forma irregular em terrenos baldios, margens de córregos e vias, que, além de prejudicar a conservação do espaço público, pode causar transtornos à saúde.
Voluntários do Rotary Club, Lions Club e Grupo de Escoteiros de Paulínia participaram ativamente das ações de conscientização, que contou com a distribuição de panfletos com descritivo dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
A ação, que também contou com o apoio das secretarias de Segurança e Turismo e Eventos.
Mutirão
Em sua segunda edição, o Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti tem como objetivo realizar uma campanha de envolvimento regional com a participação de todas as cidades da área de cobertura da emissora para o desenvolvimento de ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Em 2016, o Mutirão Regional de combate ao Aedes Aegypti mobilizou mais de 180 cidades. De acordo com balanços dos municípios, mais de 400 mil casas foram vistoriadas em toda área de cobertura da EPTV.