Evento contará com a participação do atleta paralímpico Agnaldo Silva, medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima deste ano
O Estádio Municipal Luis Perissinoto sediará o 2º Festival de Atletismo Paralímpico, em Paulínia, na próxima terça-feira (17). Cerca de 300 atletas são esperados na pista de atletismo do complexo, para competir nas provas adaptadas a pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltipla e com transtorno global do desenvolvimento. O evento é aberto ao público, com cerimônia de abertura marcada para às 8h e encerramento às 12h.
O atleta paralímpico paulinense Agnaldo Silva, de 33 anos, estará presente no festival. Ele foi recebido na Prefeitura de Paulínia na semana passada, quando trouxe a medalha de ouro que conquistou nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, no final de agosto. Silva conquistou o primeiro título paralímpico de Paulínia. Ele é deficiente visual e venceu a prova dos 100 metros em 11.37 segundos, treinado pelos professores Heliton Fernandes Costa de Carvalho, o Gibi, e Sônia Russo, da Secretaria de Esportes e Recreação de Paulínia.
O festival faz parte da programação da 10ª Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, organizada pelas secretarias de Educação e Esportes com o objetivo de promover a prática esportiva e despertar talentos na cidade. Participam do projeto 14 escolas municipais do Ensino Fundamental I e II, com cerca de 130 estudantes. Os demais participantes pertencem à Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Escola Especial Luz, Clínica Escola Arca dos Sonhos e Núcleo Educacional Terapêutico Vida em Movimento.
O evento tem a finalidade de estimular a participação das crianças e jovens com deficiência nas diversas formas de manifestação esportiva, conforme explica o secretário da pasta de Educação, Wislaldo Queiroz. “Isso reflete diretamente na qualidade de vida e autoestima dos envolvidos. Além de despertar o interesse dos alunos na prática do atletismo paralímpico. Esperamos que, deste evento, saiam interessados em se tornarem atletas, que possam representar Paulínia nas competições pelo mundo”.
Poderão participar atletas de ambos os sexos nas provas adaptadas de corrida de 50 e 100 metros, salto em distância, lançamento de pelota e arremesso de peso (para maiores de 15). Quem não estiver relacionado entre as escolas participantes pode se inscrever diretamente na Secretaria de Esportes e Recreação, pelo telefone 3874-5752.