Início Destaques Paulínia promove reunião do Fórum de Turismo “Região Café e Flores”

Paulínia promove reunião do Fórum de Turismo “Região Café e Flores”

Paulínia sediou, dia 8, encontro do Fórum Permanente de Turismo “Região Café e Flores” que engloba 17 cidades vizinhas. A reunião no município contou com representantes de 14 cidades recepcionados pelo anfitrião, o secretário e Turismo de Eventos, André Matos.

A proposta do grupo é fomentar e integrar ações que busquem o desenvolvimento sustentável da região, que já vêm trabalhando no nivelamento das informações sobre o Turismo de cada cidade, passando pela segmentação, roteirização, promoção e inventário da oferta turística. Tudo isso com prazo para entrega dos dados de cada município.

A pauta discutiu a agilização na formação do COMtur, nas cidades que ainda não possuem, o inventário turístico de cada município, ativação do blog e sua alimentação de notícias de cada cidade, entrega de fotos e história de cada município para folheteria, calendário de aniversariantes e agendamento de visitas em municípios não participantes do encontro, entre outros temas.

De acordo com a presidente do Fórum, Alessandra Caratti de Wit, diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santo Antônio de Posse, a proposta da união dos municípios é alcançar maior visibilidade e representatividade, tanto na esfera Estadual como Federal, pois cada cidade tem a suas características.

“A regionalização do turismo traz o desenvolvimento e ajuda os municípios a comercializarem seus produtos voltados a esse setor. O turismo é gerador de renda, pois cria mais postos de trabalho colaborando para o avanço econômico e de inclusão social da microrregião”, completa Alessandra.

O secretário de Turismo e Eventos de Paulínia, André Matos, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o Conselho Municipal de Turismo já existe no papel, desde 2005, mas nunca foi colocado em prática. “O nosso COMtur passará por adequação e dentro do prazo estipulado, que é  outubro, acredito que estará tudo em ordem”, ressaltou Matos.  

Após visitação ao Theatro Municipal e intervalo, à tarde, o secretário de Indústria e Comércio, Antonio Atauri, técnicos do Sebrae, o Presidente da Associação Comercial e industrial de Paulínia (ACIP), Wilson Machado e demais convidados prestigiaram a palestra do empresário de Atibaia Fernando Emanuel Mamede, que é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Estado de São Paulo, participante da Câmara Temática da Copa do Mundo 2014, da ABIH e presidente do COMtur de Atibaia por 8 anos, eleito como melhor do Estado de São Paulo por 2 anos consecutivos.

Fernando abordou a importância da formação do Conselho Municipal de Turismo (COMtur) composto por membros da iniciativa pública e privada. “Como envolver o comércio no COMtur? Precisamos trazer a iniciativa privada para formar o Conselho, pois o turismo gera emprego e renda”, enfatizou. Após a explanação do palestrante, os participantes aproveitaram para tirarem dúvidas.

 

 

34 Regiões Turísticas

A implantação do grupo é uma recomendação da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. As 17 cidades que compõem a Região Turística Café e Flores estão inseridas no novo mapeamento turístico do estado, ordenado em 15 macrorregiões e subdividido em 34 Regiões Turísticas, contemplando, assim, os 645 municípios de São Paulo.

As cidades que compõem a Região Turística Café e Flores são: Araras, Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Iracemápolis, Itapira, Leme, Mogi Guaçu, Moi Mirim, Paulínia, Pirassununga, Santa Gertrudes e Santo Antônio de Posse.