Início Esportes Paulínia Racing Bicicross renova certificação de Boas Práticas em Transparência e Gestão

Paulínia Racing Bicicross renova certificação de Boas Práticas em Transparência e Gestão

A organização foi avaliada pela Phomenta, instituição que representa o Brasil no Comitê Internacional de Agências que monitoram ONGs no mundo (ICFO)

A associação sem fins lucrativos, Paulínia Racing Bicicross, recebeu nesta semana a renovação da Certificação Phomenta, a primeira e única certificação brasileira com reconhecimento do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs International Committee on Fundraising Organizations (ICFO).
A OSC paulinense, renovou pela segunda vez essa certificação que visa avaliar as Boas Práticas em Transparência e Gestão no 3º Setor. A certificação analisa 5 pilares:
Jurídico: São analisados aspectos jurídicos da OSC, envolvem pontos relacionados à regularidade e aos documentos para adequação à legislação e à prevenção de riscos.
Financeiro: são analisados aspectos relacionados à gestão financeira da OSC como indicadores financeiros, diversificação de receitas e planos orçamentários e de captação de recursos.
Gestão e Governança: são analisados aspectos de planejamento, execução, monitoramento e controle das áreas da OSC e das diretrizes e regras que a ajudam na tomada de decisões.
Potencial de Impacto: são analisados aspectos relacionados ao planejamento, monitoramento e avaliação de resultados e impactos da OSC.
Comunicação e Transparência: são analisados aspectos ligados a como a OSC se comunica com o público externo, divulga e dá visibilidade a documentos e informações.
A instituição parabenizou a OSC pela conquista. “O Paulínia Racing Bicicross atingiu 82,20% em nossa avaliação e foi certificada novamente pela Phomenta. Parabéns! Expressamos aqui nossa profunda alegria em mantê-los em nosso portfólio de ONGs certificadas! Agradecemos a participação e por todo aprendizado que tivemos juntos até aqui! Estejam certos de que investimos nosso tempo nesse processo com muito carinho e dedicação. Esperamos que a Certificação seja de muita valia e que o impacto social que vocês geram seja cada vez maior”.
Para o presidente do Paulínia Racing Bicicross, Julio Brustolin, a certificação é resultado da profissionalização da gestão. “Desde que assumimos essa diretoria, em 2017, buscamos constantemente profissionalizar a gestão e tomadas de decisões para crescimento do Paulínia Racing, visando maior transparência de nossas ações, dos recursos governamentais de fomento ou colaboração empenhados em nossos projetos, o que garante credibilidade junto aos patrocinadores e parceiros, sustentabilidade da associação e a possibilidade de ampliarmos o impacto social de nossa organização”, disse.