As entidades ligadas ao cinema, além de produtores e cineastas, divulgaram na segunda-feira (18), o ‘Manifesto de Apoio ao Polo de Cinema de Paulínia’.
Segundo o documento, a retomada do polo será “um marco fundamental para o setor” neste importante momento de expansão pelo qual passa a produção e “a construção de uma indústria audiovisual”.
De acordo com o texto, o polo foi responsável por investimentos relevantes na produção, difusão e capacitação de mão de obra especializada, hoje absorvida pelo mercado, tornando-se um agente econômico estratégico da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.
Entre 2008 e 2011, Paulínia investiu na produção de 27 longas-metragens, construiu estúdios altamente equipados, gerou renda para o município e milhares de empregos na região.
No texto, os simpatizantes afirmam que em poucos anos, o Festival de Cinema tornou-se uma referência no calendário cultural do país, além de ser o festival de cine brasileiro com o maior fluxo de críticos e jornalistas, com sessões sempre lotadas e debates importantes.
Confira alguns trechos do manifesto: “No entanto, a suspensão brusca das atividades do Polo impediu a continuidade do Festival, as ações de capacitação e os investimentos nos filmes, única forma de verdadeiramente sedimentar um polo histórico regional de produção. Por isso tudo, nós, cineastas, produtores, técnicos, atores, artistas e empresários do setor cinematográfico e audiovisual, apoiamos integralmente a retomada imediata do Polo de Cinema de Paulínia como forma de reiniciar o importante ciclo virtuoso de formação, produção e exibição, que é a marca desse Polo fundamental para o desenvolvimento progressivo de nossa indústria”.
Assinaram o manifesto: Entidades: APACI – Associação Paulista dos Cineastas; SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo; APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais; ABRACI – Associação Brasileira dos Cineastas; APROCINE – Associação de Produtores e Realizadores de Filmes de Longa Metragem de Brasília; AR – Associação dos Roteiristas
Cineastas / Produtores: Alain Fresnot – SP; Ana Maria Magalhães – RJ; Amilcar Claro – SP; André Klotzel – SP; André Ristum – SP; André Sturm – SP; Ariane Porto – SP; Arón Fernandez – SP; Assunção Hernandez – SP; Augusto Sevá – SP; Caio Gullane – SP; Daniel Santiago – SP; David Kullog – SP; Débora Ivanov – SP; Dodô Brandão – RJ; Eduardo Caron – SP; Eunice Gutman – RJ; Evaldo Mocarzel – SP; Ernesto Scatena – SP; Fabiano Gullane – SP; Fernando Andrade – SP; Fernando Meirelles – SP; Flavio Frederico – SP; Francisco César Filho – SP; Francisco Ramalho Jr. – SP; Guilherme de Almeida Prado – SP; Hector Babenco – SP; Heitor Dhalia – SP; Henri Gervaiseau – SP; Hermano Pena – SP; Ícaro Martins – SP; Ivo Branco – SP; Jeferson De – SP; João Daniel – SP; Jorge Durán – RJ; José Carone Junior – SP; José Joffily – RJ; Kiko Goifman – SP; Laís Bodansky – SP; Lili Fonseca – SP; Lucia Murat – RJ; Luciana Burlamaqui – SP; Luiz Bolognesi – SP; Luiz Dantas – SP; Manfredo Caldas – DF; Marcelo Machado – SP; Marcelo Toledo – SP; Marcio Cury – DF; Marco Ricca – SP; Marcus Ligocki – DF; Maurice Capovilla – RJ; Marina Person – SP; Mauro Baptista Vedia – SP; Michel Tikhomiroff – SP; Odete Cruz – SP; Orlando Senna – BA; Paulo Morelli – SP; Paulo Sacramento – SP; Petrus Cariri – CE; Regina Jeha – SP; Renato Barbieri – DF; Renato Ciasca – SP; Renato Tapajós – SP; Reinaldo Pinheiro – SP; Ricardo Dias – SP; Roberto Farias – RJ; Roberto Gervitz – SP; Rodrigo Santoro – RJ; Rosemberg Cariri – CE; Rodolfo Nanni – SP; Rose La Creta – RJ; Rossana Foglia – SP; Rubens Rewald – SP; Sergio Roizenblit – SP; Tata Amaral – SP; Tatiana Lohmann – SP; Toni Venturi – SP; Van Fresnot – SP; Vitor Mafra – SP.