Início Paulínia Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos às refinarias

Petrobras faz campanha para prevenir balões próximos às refinarias

A campanha de prevenção contra a soltura de balões em regiões industriais vai durar três semanas
A campanha de prevenção contra a soltura de balões em regiões industriais vai durar três semanas

A Petrobras lançou na segunda-feira (9) uma campanha para prevenir a soltura de balões em cidades onde ficam suas refinarias e também comunidades vizinhas que costumam registrar queda de balões em áreas industriais. A campanha, que terá duração de três semanas, é realizada todos os anos em função da proximidade com as festas juninas e julhinas. O objetivo é alertar a população para o perigo da soltura de balões e estimular as denúncias por meio do 190.

A campanha contemplará as regiões próximas às Refinarias de Paulínia, Presidente Bernardes, Capuava e Henrique Lage, em São Paulo; Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro; e Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, envolvendo ao todo 22 cidades. Serão utilizados diferentes meios de comunicação como rádio, mídia exterior (outdoor, painéis etc) e carro de som.
A primeira ação de prevenção à queda de balões foi feita em 1998 na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Desde então, o número de incidentes com balões vem diminuindo. Em 1998, por exemplo, foram registradas 72 quedas de balões na área da Reduc. Em 2012, apenas três ocorrências. No ano passado, não foram registrados incidentes com balões nesta refinaria.

Crime
Soltar, fabricar, vender ou transportar balões é crime. A legislação prevê de dois a quatros anos de prisão e multa para quem cometer esse tipo de delito. O uso do artefato pode destruir áreas de preservação, como matas e florestas, prédios e ferir pessoas.