Início Paulínia PF cumpre mandado de busca e apreensão em Paulínia

PF cumpre mandado de busca e apreensão em Paulínia

Em Paulínia e Campinas, os mandados têm como alvo empresas investigadas na operação

A Polícia Federal deflagrou ontem, 23, a 50ª fase da Operação Lava Jato e cumpre três mandados de busca e apreensão em Paulínia, Campinas e Salvador.

De acordo com a PF, as ações estão relacionadas com investigações da 47ª fase da operação – realizada em novembro do ano passado – que apura o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e atos de lavagem em contratos da Transpetro (Petrobras Transporte). Os mandados judiciais foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Batizada de Operação Sothis, as investigações tiveram início com a delação premiada de executivos da NM Engenharia, que relataram o pagamento de propinas ao ex-gerente da Transpetro, José Antônio de Jesus preso na 47ª fase, derivadas de contratos celebrados com a estatal.

Em Salvador, a PF cumpre os mandados na casa de Ana Vilma Fonseca de Jesus, mulher do ex-gerente da Transpetro José Antônio de Jesus, que foi preso na 47ª fase e se encontra na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Em Paulínia e Campinas, os mandados tem como alvo empresas investigadas na operação.

Familiares e intermediários do ex-gerente são suspeitos de operacionalizar o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas pela empresa de engenharia NM entre setembro de 2009 e março de 2014, dissimulando a origem ilícita dos recursos, por meio de depósitos em contas bancárias.

Segundo os procuradores, o ex-gerente teria pedido, inicialmente, o pagamento de 1% do valor dos contratos da NM com a Transpetro como propina, mas o acerto final ficou em 0,5%. Esse valor teria sido pago mensalmente em benefício do PT e não tinha relação com os pagamentos feitos pela mesma empresa ao PMDB a pedido da presidência da Transpetro.