Objetivo é aumentar a capacidade de produção de água tratada
O prefeito José Pivatto anunciou na última terça-feira (10) o início das obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Pirapitingui, que vão durar cerca de 60 dias. As melhorias permitirão um aumento no volume de água tratada no município, mas o Departamento de Água e Esgoto (DAE) recomenda que é preciso evitar o desperdício de água mesmo assim.
As obras consistem na troca dos módulos ou colmeias de um dos decantadores, uma espécie de tanque que recebe a água bruta e separa a parte líquida de sedimentos. Está prevista também a reforma de um dos filtros, de seis existentes. Neste caso, haverá a troca da tubulação e comando de válvulas, do material filtrante e reparo na alvenaria para remoção de infiltrações.
“Estamos trabalhando para aumentar o volume de água produzida pela Estação Pirapitingui. O objetivo é que não falte água para a população de Cosmópolis”, disse o prefeito Pivatto.
“Esta é mais uma obra que visa reestruturar o Departamento de Água do município. Sempre lembrando e recomendando que se deve fazer o uso racional, para que não tenhamos nenhum problema de abastecimento”, disse o Secretário de Saneamento Básico, Silvio Luiz Baccarin.