Início Cosmópolis Pivatto entrega uniformes para os novos Guardas Municipais de Cosmópolis

Pivatto entrega uniformes para os novos Guardas Municipais de Cosmópolis

A partir de setembro, a Secretaria de Segurança contará com o reforço dos novos policiais

A entrega oficial dos uniformes para os novos Guardas Municipais (GM) que terminam o treinamento no final de agosto foi feita na última terça-feira(20), na sede da Secretaria de Segurança e Trânsito.
Para o prefeito Pivatto, os novos Guardas Municipais irão reforçar ainda mais a Segurança do município que já tem colecionado números expressivos de redução de criminalidade por meio de programas e ações desenvolvidos pela secretaria. “O objetivo é ter uma das cidades mais seguras da região. Estamos trabalhando muito para isso”, disse Pivatto.
Um dos projetos que ajudou a reduzir os índices de criminalidade do município foi o “Projeto Cidade Segura” que usa um aplicativo de smartphone para levar informações sobre segurança pública para a população. A iniciativa ajuda a prevenir atos ilícitos de variadas formas, seja com a prevenção, seja com o apoio da Guarda Municipal que recebe denúncias e as atende prontamente.
“Nesse modelo de projeto, a população passa a colaborar e fazer parte da segurança pública de maneira discreta, indicando os problemas decorrentes do bairro, como indivíduos e veículos suspeitos, pontos de uso ou tráfico de drogas e locais com pouca luz, terrenos baldios e casas abandonadas, norteando as ações da polícia municipal”, explicou o Secretário de Segurança e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini.
Ainda segundo Cavagnini, “não há milagres, há muito trabalho. Em 2017 a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito realizou um estudo referente às ações lesivas e/ou ilícitas no município e com a criação do setor de Inteligência da Guarda Municipal em Fevereiro de 2018, foi possível realizar o mapeamento das ocorrências e até o modus operandi dos criminosos”, disse.
Com o levantamento de dados foi possível o desenvolvimento de ações específicas e concisas para cada um dos problemas relacionados, sendo necessária a criação de operações e patrulhamentos específicos como recolha de veículos “inservíveis”; fiscalização de postura em comércios, de ambulantes, de terrenos baldios; orientação aos catadores de reciclados; operação Sem Cerol; apoio ao morador em situação de rua, em conjunto com a Secretaria de Promoção Social.
“Com os novos policiais, a Guarda Municipal poderá ampliar os projetos existentes e tornar Cosmópolis ainda mais segura. Isso sem contar com o trabalho sempre firme e atuante da nossa Polícia Militar e da Polícia Civil”, disse o prefeito Pivatto.