Início Cosmópolis Pivatto garante tratar 98% do esgoto sanitário de Cosmópolis até o fim...

Pivatto garante tratar 98% do esgoto sanitário de Cosmópolis até o fim de 2020

O prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, garantiu que até 2020, 98% do esgoto sanitário do município será tratado. Para garantir o tratamento, a prefeitura finalizou as obras do emissário tronco que estavam paradas e, em seguida, iniciou as obras da estação elevatória, responsável por fazer o bombeamento dos resíduos até a estação de tratamento de esgoto (ETE).
Os recursos para as obras vieram de convênio entre a prefeitura e o Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e contou ainda com recursos próprios do município.
Em visita ao canteiro de obras da estação elevatória, Pivatto disse que, além da estação, ainda faltam outras etapas complementares que precisam ser executadas para que a ETE seja inaugurada. Ao avaliar o andamento das obras, o prefeito disse ainda que tudo está dentro do planejado pelo executivo cosmopolense.
“Apesar da crise financeira e consequente falta de recursos que atinge a maioria dos municípios brasileiros, Cosmópolis tem conseguido honrar os seus compromissos. E a Estação de Tratamento de Esgoto é uma grande realização para todos nós”, comemora o prefeito.

Convênio
A ETE foi construída com recursos provenientes de um convênio assinado em dezembro de 2008 pelo prefeito José Pivatto e a Petrobrás, no valor de R$ 13.500.000,00 (Treze milhões e quinhentos mil reais). As obras em andamento e as já finalizadas são imprescindíveis para que a ETE entre em funcionamento.
As estações elevatórias, também conhecidas como unidades de bombeamento, existem para bombear o esgoto doméstico até a ETE. A estação também cumpre importante papel na retirada de parte dos resíduos sólidos que chegam da rede de esgoto doméstica, funcionando como uma espécie de filtro.

A partir daí, o material coletado segue até a estação de tratamento. Entre as redes domésticas e a ETE a força da gravidade é grande aliada. Mas, em alguns momentos é necessário que haja o bombeamento dos resíduos.