Na noite de segunda-feira, 9, no Theatro Municipal “Paulo Gracindo”, o prefeito José Pavan Junior (PSDB) e a presidente do Fundo de Solidariedade Lucila Rodrigues Alves Pavan participaram da abertura da Campanha “Maio Amarelo”, promovida pela Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Segurança de Pública e do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)
O secretário de Segurança Pública, Fábio Feldman, abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes e agradeceu a presença de mais de 450 alunos da Rede Municipal de Ensino que prestigiaram a abertura municipal da Campanha “Maio Amarelo”.
“Na ocasião ele comentou que o prefeito José Pavan Junior não tem medido esforços para melhorar o trânsito de Paulínia, com investimentos nas áreas de sinalização viária, tanto vertical, horizontal e semafórica, aquisição de equipamentos eletrônicos de monitoramento de velocidade”.
César Urnhani, piloto de testes do programa Auto Esporte, da TV Globo, e colunista da CBN, foi o primeiro palestrante da noite e abordou o tema “Direção Preventiva X Defensiva”, entre vários assuntos relevantes ao trânsito. O caminho para esse novo cenário é bem simples, defende Urnhani. “Temos que dirigir de forma preventiva e não defensiva”.
Ele esclarece que quando nos antecipamos, dirigimos de forma preventiva e, neste caso, 95% dos acidentes são evitáveis. “Na direção defensiva, sempre estaremos diante de situações que exigirão respostas num momento extremo – ou seja, estaremos em situações de emergência e o que prevalecerá aí, será o impulso; nossas reações serão por reflexo, ampliando os riscos”.
O palestrante ainda abordou a questão da fatalidade e da tragédia no trânsito, exemplificando que o que contorna a fatalidade é a questão de você em um acidente ter um histórico de prudência; já na tragédia não, ela sempre será anunciada, sobretudo pelo comportamento de risco do envolvido.
Na sequência, José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), falou sobre o tema “Maio Amarelo: #EUSOU + 1 por um trânsito mais humano”, e ressaltou o porquê do surgimento do “Maio Amarelo”, o sinal amarelo (alerta) do semáforo é o motivo da escolha da cor do movimento. E dá importância das entidades e da sociedade se engajarem no movimento e lutar para um trânsito mais humano.
Ressaltou ainda que a Campanha lançada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que trata de uma ação multissetorial, envolve todos os segmentos sociais para conscientizar a sociedade a assumir comportamentos mais seguros no trânsito e mudar o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo.
Corrida e Caminhada
Além da palestra e da discussão do tema, a Campanha “Maio Amarelo”, a partir das 8 horas do sábado, 21, toma as principais ruas e avenidas da cidade com uma caminhada de 4 quilômetros e uma corrida de 10 quilômetros por um trânsito mais humano.
As inscrições poderão ser feitas a partir pelo site da Prefeitura (www.paulinia.sp.gov.br ). A corrida terá como ponto de partida o Theatro Municipal de Paulínia e a caminhada o campo de futebol do Morumbi. Ambos terminarão no Parque Zeca Malavazzi.
Para participar é preciso doar um agasalho que será destinado a campanha do Fundo Social de Paulínia.