A programação do evento teve desde ginástica à distribuição de brindes
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) 2019, da Prefeitura de Cosmópolis, foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, no Auditório 15 de outubro. A programação ofereceu desde ginástica laboral à distribuição de brindes, aos servidores municipais.
Quando visitou uma das atividades da programação, na última semana, o prefeito José Pivatto aproveitou para cumprimentar os servidores. “Gostaria de parabenizar nossos servidores, pelo Dia do Funcionário Público, e de dizer que o trabalho de vocês, tão importante para a cidade, começa no cuidado com o corpo e com a saúde”, ressaltou o prefeito.
A abertura do evento contou com os tradicionais exercícios chineses do Lian Gong, ginástica terapêutica que cultiva saúde e vitalidade, ministrada pelo Grupo Exercita Cosmópolis.
O grupo é composto pelas multiplicadoras Marli Nemésio, Roseni Leme e Maria Inês Leite Machado, que são agentes comunitárias e que receberam treinamento por meio do Núcleo de Educação em Saúde (Nuesa). Após os exercícios terapêuticos, os servidores assistiram uma palestra motivacional, ministrada pela professora Edna Peretti.
A Sipat 2019 ainda contou com duas palestras, uma sobre a relação entre o comportamento no ambiente de trabalho e a prevenção de acidentes, ministrada por Carlos Serrano, e outra sobre práticas alimentares e seus impactos na saúde, ministrada pela nutricionista Luana dos Santos.
“A Sipat 2019 discutiu assuntos relacionados a atos inseguros, à motivação profissional, alimentação saudável, tabagismo e outras doenças que podem ser evitadas. Também incluimos debates sobre as condições de trabalho do servidor municipal, os treinamentos necessários e os Equipamentos de Proteção Individual e coletivo (EPIs e EPCs)”, explicou um dos organizadores do evento, Carlos Alexander de Campos (Carlinhos Bandola), Técnico de Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil.
O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelos integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), departamento criado em 2006 com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores. Também contou com apoio da NUESA, por meio do Programa Exercita Cosmópolis.