Início Paulínia Prefeitura de Paulínia intensifica ações contra o mosquito da Dengue

Prefeitura de Paulínia intensifica ações contra o mosquito da Dengue

Funcionários do DEVISA e técnicos da Defesa Civil durante a ação que aconteceu no bairro Bom Retiro
Funcionários do DEVISA e técnicos da Defesa Civil durante a ação que aconteceu no bairro Bom Retiro

A Secretaria da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Paulínia reforçou a luta contra o Aedes aegypti no último sábado (23), em mutirão organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde – DEVISA – da Secretaria de Saúde.

O mutirão foi realizado no bairro Bom Retiro e contou com a participação dos agentes de combate ao vetor, contratados pela prefeitura, funcionários do DEVISA e técnicos da Defesa Civil.
Dos 284 imóveis visitados, foram encontrados quatro criadouros do mosquito com larvas. Na avaliação dos organizadores a participação da Defesa Civil foi fundamental na redução das recusas pelos moradores. Na estimativa dos técnicos, caiu significativamente a presença de larvas no bairro, que havia apresentado uma das taxas mais elevadas durante a epidemia em 2015.
Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Carajeleascow, “a melhora das taxas se deve ao maior grau de esclarecimento e responsabilidade da população, diminuição dos estoques de água da chuva feita pelos moradores de forma incorreta, além da intensificação do trabalho casa a casa realizado pela Secretaria de Saúde com a contratação de mais 20 agentes de controle”.
Desde o início de janeiro as ações de casa a casa já cobriram todos os bairros do município e vêm se estendendo pelos condomínios e loteamentos fechados.
Este ano em Paulínia foram notificados 73 possíveis casos de dengue, sendo 49 do município e 24 de outras cidades. Confirmados seis casos positivos de outros municípios e apenas um de Paulínia.

Sábado é no Calegaris
Neste sábado, dia 30, um novo mutirão de combate ao mosquito será realizado no bairro Jardim Calegaris e antecede a ação Cata-Bagulho da Secretaria de Obras e Serviços, por meio da empresa Corpus no domingo.
A organização orienta a população dos bairros daquela região a retirar os inservíveis e possíveis criadouros para a coleta pela equipe da empresa Corpus que ocorrerá no domingo, dia 31 de janeiro.