Início Paulínia Prefeitura e Braskem lançam “Projeto Viveiro Escola”

Prefeitura e Braskem lançam “Projeto Viveiro Escola”

Representantes da Braskem e autoridades Municipais fizeram o plantio de algumas mudas de árvores nativas
Representantes da Braskem e autoridades Municipais fizeram o plantio de algumas mudas de árvores nativas

O “Projeto Viveiro Escola”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Paulínia e a Braskem foi lançado na quinta-feira, dia 31 de outubro.

A Secretaria do Meio Ambiente irá desenvolver o projeto, que promoverá a sensibilização de diferentes públicos para as questões ambientais, através de um trabalho feito com alunos das escolas municipais.
As crianças terão palestras sobre a importância das florestas para o meio ambiente, em visitas realizadas ao viveiro de mudas, montado no Jardim Botânico Municipal. “Nosso município já é considerado praticamente urbano. Por isso temos a preocupação de despertar o interesse de nossas crianças para a preservação do meio ambiente e estas palestras serão fundamentais,” disse o secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Jorge Israel.

A iniciativa faz parte do projeto Fábrica de Florestas, iniciado em 2008, na unidade da Braskem, em Camaçari, na Bahia, e agora implantado em Paulínia.
O objetivo do projeto é a produção de mudas de espécies nativas de ocorrência regional e que deverão ser usadas na recuperação de áreas degradadas e também para a arborização urbana

“Há seis meses trouxemos para Paulínia cerca de 20 mil exemplares de espécies nativas, que serão usados na recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. Agora com o acréscimo das atividades educacionais ampliaremos os benefícios sociais do projeto, capacitando a comunidade local, especialmente os jovens, sobre questões ambientais”, destaca Flávio Chantre, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Para Álvaro Oyama, diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas, a inauguração representa mais um apoio na meta geral do programa, que já existe em três cidades brasileiras.  “Uma floresta não se faz apenas de mudas, mas sim de pessoas que dão vida, valor e aplicabilidade à iniciativa. O componente humano é essencial. Quando mostramos o processo e a dinâmica da recuperação florestal, viabilizamos a mudança de hábitos e fortalecemos a preservação da biodiversidade”, reforça.
As crianças irão visitar o viveiro, ver as mudas de árvores, como elas se formam, conhecer as sementes e até interagir com um ambiente com vegetação nativa.  “Estamos felizes com a parceria entre a Braskem e a prefeitura que deu este fruto tão positivo. A consciência ambiental é fundamental para melhorarmos ainda mais nossa cidade,” declarou a primeira-dama Thais Moura.
Rodada de Palestras
Para comemorar a criação do projeto, a secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente programou para o dia palestras com temas variados abordando desde a educação ambiental a recuperação de áreas degradadas.
Plantio de árvores
Ainda durante o evento, o vice-prefeito Francisco Almeida Bonavita Barros, a primeira-dama Thais Moura e o Secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente Jorge Israel e os diretores da Braskem plantaram duas árvores, um ipê amarelo e um pau-brasil, árvores símbolo de nosso país.

Artigo anteriorCemitérios e Velório passam por manutenção para feriado de Finados
Próximo artigoPaulínia é a primeira cidade do país a implantar projeto referência de estudo em qualidade de vida