Início Esportes Prefeitura faz pesquisa com ciclistas para implantação de ciclovias e ciclofaixas

Prefeitura faz pesquisa com ciclistas para implantação de ciclovias e ciclofaixas

Projeção da ciclovia na Avenida Paulista, no João Aranha
Projeção da ciclovia na Avenida Paulista, no João Aranha

Ação é feita dentro do Plano Diretor de Mobilidade e Transporte, que vai propor melhorias nos setores

Uma pesquisa inédita em Paulínia com ciclistas e potenciais ciclistas vai ajudar a traçar e a dimensionar a implantação de ciclovias e ciclofaixas no município. Dos dias 12 a 17 de julho, 400 pessoas de cinco regiões da cidade serão entrevistadas na rua, em diversos horários, para o desenvolvimento do projeto cicloviário municipal.
Além de prestar informações sociais (instrução, renda, etc.), o ciclista poderá informar o trajeto que costuma fazer diariamente, com que frequência e por qual motivo. Também poderá apontar o local onde deixa a bicicleta, se já sofreu algum acidente ou se encontra problemas no trajeto, e o que o faria a usar a bicicleta no dia a dia.
Em cada região, serão 80 entrevistas. As regiões contempladas são: João Aranha, Monte Alegre até o Bom Retiro, Rua São Bento, Betel e centro.
Os pesquisadores, ligados ao consórcio contratado pela prefeitura para desenvolver o Plano Diretor de Mobilidade e Transporte, ficarão em pontos estratégicos.
“As ciclovias e ciclofaixas são necessidades reais nos municípios brasileiros e Paulínia não fica de fora. Estamos trabalhando para desenvolver um projeto sustentável”, afirmou o secretário de Transportes, José Valentim Krepski, o Kote.

PDMT
O PDMT (Plano Diretor de Mobilidade e Transporte), em elaboração pela Prefeitura de Paulínia, abrange pedestres, ciclistas, transporte público, transporte de carga e transporte individual (automóveis e motos).
Na sexta-feira (24), foram apresentados detalhes do plano durante um encontro no auditório “Carlos Tontoli”, no Paço Municipal. Autoridades municipais e representantes da prefeitura participaram.
Segundo Kote, o plano diretor estabelece quais políticas públicas serão adotadas pela prefeitura para melhorar os serviços de transporte público coletivo, infraestrutura urbana, acessibilidade, operação e disciplinamento do transporte de carga, estacionamento e sinalização viária de trânsito.
O plano prevê ações e objetivos de curto, médio e longo prazos, com previsão dos meios financeiros e institucionais que assegurem a implantação e execução das medidas previstas. Também prevê a formulação e implantação de mecanismos de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas.
Entre os destaques, foram apresentados o prolongamento da Rua Sebastião Cardoso, ligação viária da Avenida José Paulino ao Jardim Okinawa; um novo ligamento das avenidas Prefeito José Lozano Araújo e Juscelino Kubitschek, entre outros.