Início Cosmópolis Prefeitura realiza dois cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem...

Prefeitura realiza dois cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Participantes finalizaram quarta etapa do programa ‘Turismo Rural’, parceria da Prefeitura com o Senar e o Sindicato Rural de Campinas

Produtores rurais de Cosmópolis e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) participaram em agosto de dois cursos oferecidos pela Prefeitura de Cosmópolis em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas.
O primeiro curso, sobre hospedagem rural, foi realizado nos dias 6, 20 e 21 de agosto. Com orientação profissional, os participantes aprenderam a criar um ponto de instalação de serviços no sítio Romolini, no bairro Campos Salles. A atividade fez parte do quarto módulo do programa ‘Turismo Rural’, do qual o município faz parte.
Segundo divulgação da Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo foi aperfeiçoar o perfil empreendedor de cada proprietário de área rural, utilizando, reaproveitando e aprimorando materiais e utensílios encontrados nos locais; e ensinar sobre o valor do patrimônio arquitetônico, os meios de hospedagem e o significado da hospitalidade no Turismo Rural, que é caracterizado pela grande importância da família do agricultor para que se realize.
O segundo curso teve como tema ‘Incêndio – Prevenção e Combate no Campo’, foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no bairro Nova Campinas. Na ocasião, produtores rurais, membros do Condema e a equipe da Defesa Civil da Guarda Municipal de Cosmópolis aprenderam diversas técnicas e procedimentos para prevenir e combater incêndios nos ambientes rurais.
“A formação é fundamental, pois, em tempo de seca os riscos de incêndio aumentam. Todos os anos, áreas urbanas, florestas naturais e propriedades rurais são atingidos pelo fogo causado por fenômenos naturais – como raios – acidentes, cigarros acesos lançados à beira das rodovias, ou pela prática da queimada para a limpeza de áreas”, informa a Prefeitura Municipal.