A Prefeitura de Paulínia iniciou um trabalho de atendimento social para resgatar pessoas que vivem nas ruas da cidade e entre outros encaminhamentos, buscar a reinserção no mercado de trabalho.
O trabalho é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (Seprodes) em parceria com o Programa Emprega Paulínia da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC).
O objetivo é realizar acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades e fortalecimento de vínculos pessoais ou familiares, tendo em vista a construção de outras trajetórias de vida para saída das ruas.
Os educadores sociais vêm buscando a aproximação e estabelecimento dos vínculos com o segmento, para que por meio dos técnicos do CREAS seja realizado o trabalho de inclusão social.
Os encontros acontecem na Sede do CREAS Paulínia, à Rua José Pedro de Oliveira, 93, no Jardim América, às quintas-feiras, no período da manhã, onde a cada reunião são abordados temas relevantes como: autoestima, motivação, como se comportar em entrevistas, elaboração de currículos, além de encaminhamentos aos serviços de saúde e auxílio à emissão da documentação pessoal.
O primeiro encontro realizado em parceria com o Programa Emprega Paulínia da SIC contou com 14 pessoas, na faixa etária de 20 a 52 anos, e muitos contam com profissões como empilhaderista, mecânicos, eletricistas, entre outros.
A coordenação do Centro de Referência, Carla Cristiane Colacino Almeida, ressalta que “o trabalho junto as pessoas em situação de rua em Paulínia já vem sendo realizado desde a implantação do CREAS em maio de 2013, no entanto em 2015, a equipe ganhou um reforço com um educador social, e recentemente tem contado com a colaboração dos técnicos de referência do CREAS, onde vem sendo possível a realização de encontros como este, facilitando assim a qualidade das abordagens e condições para o atendimento da demanda”.
Para a coordenadora do Emprega Paulínia, Maria Cristina Torati Pires, a proposta da administração municipal é sensibilizar os empresários paulinenses para a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
“Queremos que o nosso empresário receba esse trabalhador com um olhar diferente. A função da nossa equipe é garantir dignidade para que eles saiam dessa condição de vida”.