A equipe foi até o Centro de Referência de Assistência Social para projetar a construção de uma horta comunitária
A equipe do De Olho nos Rios, junto com a Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, realizou duas visitas técnicas na última semana em Paulínia, com o objetivo de recuperar e melhorar as condições hídricas e florestais da cidade.
Em um primeiro momento, a visita foi feita no bairro Vida Nova para planejar a restauração de um curso d’água que abastece o Rio Atibaia, por meio da recuperação da mata ciliar que protege o córrego e sua nascente, visando a recomposição florestal e a criação de um espaço de convivência para os moradores.
Na sequência, a equipe foi até o Centro de Referência de Assistência Social para projetar a construção de uma horta comunitária e a criação de um pomar com diversas árvores frutíferas, ajudando famílias atendidas pela instituição com a oferta de uma alimentação segura e saudável, além de gerar uma oportunidade de renda extra.
DE OLHO NOS RIOS – O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.