Proposta é oferecer atividades e prestar informações sobre o tema
Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Joelhos de Pano organiza uma ação de prevenção ao suicídio no dia 15 de setembro (domingo), das 9h às 14h, no Parque Zeca Malavazzi, em Paulínia.
Alusiva ao movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio, a iniciativa tem como tema “Ponto pra Vida – Movimento pela prevenção ao suicídio”. A proposta é oferecer atividades esportivas, culturais e artesanais, simultâneas, levar informação para proporcionar a quebra de tabu, além de promover reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
“Esse assunto já foi um tabu muito maior, mas hoje ainda enfrentamos dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”, alertou uma das idealizadoras do projeto, Cibele Renata Montagner Siqueira.
A programação é gratuita e tem início com minipalestras de especialistas; aulas de ginástica, de ritmos e yoga; oficinas terapêuticas com artesanato; distribuição de abraços; orações e escuta com profissionais; além de música e exposição de trabalhos artesanais produzidos pelas voluntárias do projeto Joelhos de Pano.
“Em Paulínia não constam dados oficiais, mas sabemos informalmente que são alarmantes. As ações isoladas não conseguem avançar, para conseguir compilar as informações e ajudar na prevenção. Assim, com o Ponto para a Vida, o Joelhos de Pano deseja trazer à tona o assunto, falando sobre a importância de identificar, prevenir e combater, além de aproveitar para celebrar a vida”, completou Elisandra Bueno, coordenadora do projeto
O evento é aberto ao público, resultado de uma ação conjunta com profissionais de diversas áreas, todos voluntários.
Considerada uma questão de saúde pública, o suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil: entre 2000 e 2016, as taxas aumentaram 73%, segundo o Ministério da Saúde, em média, um caso a cada 46 minutos.
Sobre o Joelhos de Pano
Por meio do projeto, desde 2013 são produzidas e doadas bonecas de pano para crianças em vulnerabilidade no Brasil e no mundo, por meio de trabalho voluntário.
Os bonecos e bonecas já foram enviados para diversos países do mundo e estados do Brasil. Para se manter o trabalho, 100% gratuito, são realizas rifas e eventos ao longo do ano para arrecadar fundos. Tudo que é obtido é destinado para produção de mais materiais. As voluntárias se reúnem sempre às segundas e sextas, para costurar e interagir.
Serviço
Ponto pra Vida – Movimento pela prevenção ao suicídio
Quando: Dia 15 de setembro (domingo)
Onde: Rua Álvaro Ribeiro, 191 – Jardim Itapoan – Paulínia
Horário: Início às 9h
Entrada gratuita
Informações: (19) 99129-8081 ou facebook.com/joelhosdepano