Renovados, muscle cars americanos estreiam no Salão de Nova York; dupla chega ao Brasil no fim do ano
No ano em que a Dodge celebra seu centenário, ela não poderia deixar de atualizar os mais icônicos modelos: os muscle cars Charger e Challenger. A dupla foi apresentada durante o Salão de Nova York e estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
As mudanças visuais do Charger foram extensas e o deixaram bem parecido com o irmão menor Dart. Os faróis delineados e a grade proeminente que conferiam um ar mais malvado deram lugar a linhas mais refinadas. Os faróis receberam uma moldura de LED e foram integrados à grade, mais discreta. A tecnologia de LED também foi aplicada aos faróis de neblina e às lanternas. Falando na dianteira, ali atrás, as mudanças foram mais sutis, mas ainda assim perceptíveis. O conjunto óptico ficou mais estreito e alongado, e o spoiler, mais discreto.
Apesar de conservar a aparência agressiva, os fãs do visual mais tradicional do muscle car provavelmente vão estranhar as mudanças. Mas a marca afirma que ele traz mais de 80 sistemas de segurança e assistência ao motorista, e com a adoção do novo câmbio automático de oito marchas ele é um dos carros mais econômicos de sua categoria.
Quanto à motorização, ele continuará a ser oferecido em duas opções: com motor V6 3.6 de 292 cv de potência e 36 kgfm de torque ou com o V8 5.7 de 370 cv e 40,3 kgfm de torque. Segundo a marca, o casamento entre o motor V6 Pentastar e o câmbio TorqueFlite, tornam o Charger um modelo mais eficiente.
Quanto ao Challenger, esse segue as linhas originais, com pequenos retoques, apenas. Assim como Charger, o cupê ganhou luzes diurnas de LED, só para dar aquela sensação de atualidade. Mas as principais novidades estão debaixo do capô, onde o departamento de engenharia conseguiu ampliar a potência do V8 6.4 Hemi de 470 cv para 485 cv. O modelo também será oferecido com o novo câmbio de oito marchas.
Tanto o Charger quanto o Chellenger terão sua grande estreia no Brasil durante o Salão do Automóvel em outubro, com vendas iniciando no mesmo mês. A faixa de preço será próxima de Camaro e Mustang, cerca de R$ 210 mil, para aproveitar o filão que o modelo da Chevrolet conseguiu explorar no Brasil.