Linha é resistente a ações da água, não propaga fogo, não atrai cupim, é leve e de fácil manuseio
A Braskem se aliou à Pormade, fabricante de portas, para o desenvolvimento e processo de normatização da nova linha PVC Wood, que alia a beleza da madeira à resistência do plástico em portas, batentes, rodapés e guarnições.
Segundo Mônica Mattana, engenheira de aplicação e desenvolvimento de mercado de vinílicos da Braskem, a nova linha tem grande potencial para agregar valor aos projetos de construção e design de interiores, pois é composta de produtos resistentes à água, que não propagam fogo, não atraem cupim, têm bom acabamento, são leves e de fácil manuseio.
“Por serem feitos de PVC, os produtos têm mais durabilidade e, portanto, exigem menos manutenção do que os modelos convencionais encontrados no mercado. É uma maneira de contribuir com o mercado da construção por meio de uma solução inovadora”, afirma a engenheira.
Para impulsionar a utilização do produto em larga escala, a Braskem está apoiando a Pormade no processo de normatização, que depende de homologação no Sistema Nacional de Aprovações Técnicas (Sinat). Para isso, as empresas contrataram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que está realizando os testes e enviará seus pareceres e amostras ao órgão.
“Hoje em dia ainda não conseguimos utilizar produtos PVC Wood em alguns projetos, devido à falta de normatização. Após a homologação do marco pelo Sinat, outros itens da linha devem ser normatizados, ampliando nossas possibilidades mercadológicas”, explica Miriam Mayer, executiva da área de Qualidade da Pormade.
Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para clientes em aproximadamente 100 países. Já a Pormade – maior fabricante de sistema porta pronta do País – trabalha desde 1939 para manter a mais alta qualidade de suas portas. A empresa tem um papel marcante na comunidade e na preservação ecológica.