Início Cultura Jornalista lança livro sobre a experiência cinematográfica de Paulínia

Jornalista lança livro sobre a experiência cinematográfica de Paulínia

Em “Paulínia- Uma história de Cinema”, João Nunes narra cronologicamente a construção do Theatro Municipal, dos estúdios, até o fim da iniciativa em 2014

O jornalista e crítico de cinema João Nunes lança, no dia 28 de outubro, o livro “Paulínia – Uma História de Cinema”, que narra a experiência da cidade com a construção do Theatro Municipal Paulo Gracindo e dos estúdios, com o Polo de Cinema, com os festivais e os cerca de 45 filmes produzidos a partir da iniciativa – vários deles rodados aqui na região. O lançamento será no Facca Bar, a partir das 18h30, na Rua Conceição, nº 157, no Centro, em Campinas. Antes, o livro será lançado também na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na próxim terça-feira (22).
Na obra, o jornalista ainda comenta os bastidores dos diversos filmes rodados na região, detalha todos os passos dos seis festivais ocorridos na cidade, conta episódios que só ele presenciou, fala das entrevistas que realizou com alguns dos protagonistas da iniciativa e, ainda, dos desencontros políticos que motivaram o fim da experiência cinematográfica, nascida em 2005 e extinta em 2014.
O livro foi escrito em primeira pessoa, já que o jornalista acompanhou o processo desde o primeiro anúncio da construção do polo até o desmanche de toda a estrutura. “Depois de uma visita a Paulínia, em fevereiro de 2018, decidi escrever um livro sobre a experiência da cidade com o cinema. Revisitá-la me trouxe de volta a história do Polo Cinematográfico e do Festival de Cinema. (..) O que seria um programa banal (almoço com um amigo) se transformou na aventura de escrever este livro sem apoio financeiro e estrutural de qualquer natureza”, escreveu, em artigo publicado em agosto deste ano num portal voltado à cultura e ao entretenimento na região de Campinas.
Segundo Nunes, vários dos filmes rodados na região se transformaram em sucesso nacional, tais como “Chico Xavier” (Daniel Filho), “O Palhaço” (Selton Mello), “Ensaio sobre a Cegueira” (Fernando Meirelles) e “Vai que dá Certo” (Maurício Farias e Calvito Leal). Até “Tropa de Elite 2” (José Padilha), a maior bilheteria do cinema brasileiro, com mais de 11 milhões de ingressos vendidos, recebeu suporte financeiro de Paulínia para o lançamento, que aconteceu nacionalmente na cidade, atraindo a imprensa do Brasil inteiro.

Serviço

Lançamento do livro “Paulínia – Uma História de Cinema”, de João Nunes (Paco Editorial)

Quando: 28 de outubro
Horário: a partir das 18h30
Onde: Facca Bar
(Rua Conceição, nº 157 – Centro/Campinas)
Preço do livro: R$ 37,90

Artigo anteriorCRTC Cosmópolis mantém inscrições para cursos profissionalizantes do programa “Meu Emprego Trabalho Inclusivo”
Próximo artigoPVC da Braskem passa a compor portas que levam benefícios à construção civil