Início Esportes Renato Rezende conquista vaga olímpica do bicicross

Renato Rezende conquista vaga olímpica do bicicross

Piloto consegue índice ao chegar nas quartas do Campeonato Mundial


Brasil fará estreia no bicicross nos Jogos de Londres

O piloto a equipe de Bicicross Petrobras/Paulínia, Renato Rezende, de 21 anos, conquistou no sábado, 25 de maio, no Campeonato Mundial da modalidade, na pistain-door em Birminghan, na Inglaterra, a vaga masculina do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Depois de tentativa frustrada nos Jogos de Pequim, quando o bicicross tornou-se modalidade olímpica pela primeira vez, o Brasil finalmente poderá fazer suas estreia nas Olimpíadas nesta modalidade.
Na mesma competição, a atleta da Petrobras/Paulínia Maitê Naves Barreto, de 12anos, faturou o título mundial em sua categoria pela primeira vez, depois deter sido vice-campeã mundial em 2011 na Dinamarca. Junto com o título mundial por equipes conquistado em 2003, 2012 é o ano esportivo mais importante da história do clube.
Renato Rezende conseguiu o índice olímpico ao chegar até as quartas de final do Mundial de Birminghan. Na sexta, 25, Renato classificou-se em 27º na tomada de tempo que credenciou os 64 pilotos para a as corridas do sábado. O piloto da Seleção Brasileira e da equipe Petrobras/Paulínia ficou em quarto nas oitavas e nas quartas terminou em 7ºlugar, não conseguindo avançar para a semifinal, mas com pontuação já suficiente para garantir a vaga olímpica.

Preparação Decisiva
“Nada que eu disser será suficiente para exprimir a imensa alegria que estou sentindo.
O Brasil faz história no bicicross e tenho a honra imensa de representá-lo em Londres. Eu não conseguiria isso sem Deus, e o apoio da família, inúmeros amigos, Confederação Brasileira de Ciclismo, comissão técnica da CBC, diretoria, comissão técnica e companheiros do Clube Paulínia Racing. Esta conquista também é de vocês!”, comemorou o piloto.

Para ele, a preparação final para o Mundial em Manchester e Birminghan , na Inglaterra, por cerca de 15 dias, antes da competição, foi fundamental para a melhora da sua condição técnica e decisiva para a conquistada vaga olímpica. “Consegui amadurecer muito durante o treinamento na Inglaterra, melhorei minha largada e também aperfeiçoei bastante a minha técnica”, comentou Renato Rezende.

Família Esportista
Não é um exagero afirmar que Renato Rezende faz parte de uma família esportista a começar pelo pai Paulão Rezende, mestre de Jiu Jtsu, e pelos irmãos Eduardo, de 17 anos, campeão brasileiro de bicicross deste ano na categoria Júnior Men, e Leonardo, de15, também piloto de bicicross.  Tudo começou quando Paulão levou Renato para passear em um  parque em Poços de Caldas, onde a família carioca residia, e  Renato teve, aos 7anos,  a oportunidade de assistir sua primeira prova de bicicross. Foi paixão à primeira vista.

Aos 8 anos, Renato já praticava bicicross em alto nível e os títulos regionais, estaduais, nacionais, latino-americanos e pan-americanos começaram a aparecer.  Antes vaga olímpica, sua principal conquista no bicicross foi o título mundial em 2010, na África do Sul, na categoria Elite Cruiser.

O Drama e a Reviravolta
O ano de 2011 foi, porém, o mais complicado da carreira do piloto. Em fevereiro do ano passado, Renato fraturou o braço durante uma competição e ficou quase que toda temporada fora das pistas. No início de 2012, Renato e  família passam a residir em Paulínia, e ele integra a equipe Petrobras/Paulínia, 10 vezes Campeã Brasileira, que oferece uma das melhores estruturas do bicicross na América Latina.
Renato Rezende recuperou o tempo perdido com a contusão de forma rápida, e os títulos voltaram a aparecer logo no início da temporada. Dentre eles, além da vaga olímpica, destacam-se os títulos da Copa Latino-Americana em  Santiago, no Chile, em fevereiro, a Copa Internacional em Paulínia, em março, e o Brasileiro, em maio, na cidade de Leme(SP).