Início Paulínia Replan apresenta modernização para Secretários de Paulínia

Replan apresenta modernização para Secretários de Paulínia

Durante o encontro, o gerente da Replan citou a criação do Prover e a parceria com o Consórcio PCJ

O gerente de Empreendimentos da Refinaria de Paulínia (Replan) Faustino Vertamatti, se reuniu (dia 13), com todos os secretários da Prefeitura de Paulínia para uma explanação sobre a modernização da Refinaria, no Salão Nobre do Paço Municipal. O encontro foi organizado pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (Seprodes), pois a mesma conta com o Departamento de Trabalho e Renda, voltado para qualificação de profissionais que são absorvidos pelas empresas da região.

O gerente fez um breve histórico da Refinaria e falou da importância da sintonia entre a empresa e a Administração Pública, para o aproveitamento das oportunidades, alavancando o crescimento. A Replan é responsável por 20% do mercado petrolífero do país e emprega aproximadamente 16 mil pessoas entre concursados, empregados contratados e funcionários das obras.

“O foco principal da modernização não é ampliar a Refinaria, mas melhorar a produção, diminuindo o enxofre, tornando o combustível mais purificado e consequentemente trazendo mais qualidade no ar que respiramos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, salientou Vertamatti.

Ele citou a criação do Prover (Programa de Valorização do Emprego na Região), que tem parceria com a Seprodes, criado para promover a capacitação e a força do trabalho, onde 1.400 pessoas já foram capacitadas, sendo que 980 estão na Replan e os demais nas empresas da região.

Comentou sobre o Portal de Oportunidades P&G (Petróleo e Gás), na qual empresas e micro empresas do município podem se cadastrar para fornecer material e serviços para a Petrobras, não se esquecendo das conquistas a favor do meio ambiente, apoio à Unidade de Conservação, aproveitamento hídrico – parceria com o Consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), preservação da mata ciliar, plantação de 200 mil mudas de árvores, monitoramento da fauna na remanescente da Mata Atlântica no Leste da área da Replan. A Petrobras já atingiu a marca da 4ª maior empresa do mundo, sempre alinhada com a preservação ambiental.

Após a explanação, os secretários puderam expor suas dúvidas e questionamentos pertinentes, e também trocar idéias em relação aos tópicos questionados, bem como a aproximação da administração com a maior empresa do município, e a secretária da Educação Maria Estela Sigrist Bettini solicitou do Gerente de empreendimentos, qual o curso que provoca maior demanda no mercado de trabalho, visando a possibilidade de inserir-lo na rede pública de ensino, assuntos que favorecem as duas partes, tendo como maior beneficiado a população paulinense.