Reportagem especial irá abordar a contaminação promovida pelas multinacionais no bairro Recanto dos Pássaros, que já levou a várias mortes. Amianto também será tema.
Cercados de veneno. Famílias marcadas por doenças terríveis. Brasileiros sob a constante ameaça de um inimigo silencioso. Lagos, bairros, cidades inteiras condenadas ao apodrecimento. Ao longo dos cinco últimos meses, uma equipe de 14 profissionais do Repórter Record levantou casos assustadores de contaminação ambiental em três regiões do Brasil.
Você consegue imaginar o que é viver por sete anos num quarto de hotel? É a rotina de uma das antigas moradoras do Recanto dos Pássaros, em Paulínia, interior de São Paulo. A chácara onde ela criava bichos e cultivava plantas está fechada por causa da contaminação provocada por uma multinacional.
Ex-funcionários desta mesma empresa brigam para conseguir um plano de saúde vitalício. Alguns desenvolveram doenças que, acreditam, contraíram no trabalho. Outros se perguntam: será que eu serei a próxima vítima?
Na cidade que já foi conhecida como Vale da Morte, comunidades inteiras não veem a hora de mudar de endereço. O risco de intoxicação ainda hoje ronda a região. Um flagrante: sem fiscalização, crianças não encontram dificuldade para entrar numa área restrita e nadar livremente num rio contaminado.
Amianto: uma ameaça silenciosa sobre a cabeça de milhões de brasileiros
A matéria-prima das telhas que cobrem metade das casas do país representa um risco enorme. Nossos repórteres revelam que moradores pouco sabem sobre o perigo está no teto e nas caixas dágua e como agem fiscais que combatem o comércio ilegal do produto.
Histórias de perdas e privações, num relato emocionante de quem vive em áreas de contaminação.
Não perca. Hoje, segunda-feira, no Repórter Record, às 23h.