Ao completar um ano de seu lançamento, o EVA de origem renovável terá sua primeira aplicação em tênis infantil
A Braskem lançou, no ano passado, o EVA produzido a partir da cana-de-açúcar e destinado a aplicações em setores como calçadista, automotivo e transporte – primeiro biopolímero do mundo a ser produzido em escala industrial, que contribui para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. E a fábrica brasileira Tnin Shoes utilizou o EVA renovável para desenvolver uma palmilha de tênis, estreando no mercado com três modelos da linha infantil.
A utilização do EVA renovável traz diversos benefícios à Tnin, como economia de recursos, redução do uso de carbono, mais segurança, maior resistência, aumento da vida útil do produto, além de leveza e conforto.
A empresa já utiliza matéria-prima de origem reciclada, oriunda de retalhos têxteis e garrafas PET. Além disso, os calçados são fabricados com cola à base de água, completando a produção totalmente sustentável.
“A inovação é um dos principais pilares do crescimento da Braskem, completar um ano do EVA Verde anunciando a parceria com uma marca brasileira que pratica economia circular é uma vitória para a nossa contínua busca por soluções sustentáveis junto aos nossos clientes”, afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A Economia Circular é um novo conceito de processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo. Para isso, são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.
O EVA de fonte renovável foi lançado em agosto de 2018, em parceria com uma empresa norte-americana de calçados. O material possui características como flexibilidade, leveza e resistência além da possibilidade de ser reciclado.