Início Empresarial Rota das Bandeiras realiza palestra na Cooperativa Reviver 

Rota das Bandeiras realiza palestra na Cooperativa Reviver 

O técnico em Segurança do Trabalho Raimundo dos Santos, da Rota das Bandeiras, apresenta a palestra aos cooperados
O técnico em Segurança do Trabalho Raimundo dos Santos, da Rota das Bandeiras, apresenta a palestra aos cooperados

Os integrantes da Cooperativa Reviver, central de triagem de material reciclável localizada em Itatiba, participaram na quarta-feira, 30, de uma palestra a respeito da importância de instituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para garantir a segurança dos trabalhadores. O evento, que ocorreu na sede da Cooperativa, contou com a participação do técnico em Segurança do Trabalho Raimundo dos Santos da Concessionária Rota das Bandeiras, que falou sobre o tema.

Atualmente, a Cooperativa Reviver conta com 47 pessoas que trabalham no processamento de 150 toneladas mensais de resíduos. O local já chegou a contar com uma comissão provisória, mas ela acabou desfeita pelos próprios cooperados. “Sem dúvida, a instalação de uma CIPA é necessária em qualquer tipo de empresa e aqui ela se torna ainda mais importante, já que há o manuseamento de alguns materiais contaminados”, explica Santos.

Para o cooperado José Laílson da Silva, que assistiu ao evento, a palestra foi importante para a conscientização de toda a equipe que trabalha no local. “Já me cortei com um pedaço de vidro que estava às minhas costas. Foi um minuto de desatenção que poderia ter causado um mal maior que um simples corte”.

A palestra desta tarde faz parte da 1ª Semana de Segurança e Manutenção Preventiva que ocorre na Cooperativa Reviver por conta do primeiro aniversário da nova usina de materiais. O espaço possui um moderno pátio de manejo e áreas para recebimento e armazenamento do material, com três esteiras mecanizadas. Construído em um terreno de 6 mil m², o galpão também possui sede administrativa, vestiários com acessibilidade e área de lazer. A Rota das Bandeiras investiu R$ 2,5 milhões na construção do local.

Além da importância da implantação da CIPA, os cooperados já tiveram outras palestras a respeito da manutenção das esteiras de triagem, saúde e segurança. Nesta sexta-feira (31), haverá debates sobre a segurança na montagem de cargas e a operação das prensas.

A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht Rodovias, que reúne os investimentos da Odebrecht TransPort em concessões rodoviárias. A Odebrecht TransPort desenvolve, implanta e opera projetos nas áreas de mobilidade urbana, portos, aeroportos e sistemas integrados de logística.