A Prefeitura de Paulínia montou uma operação para agilizar o trânsito de veículos nos dois sentidos da avenida José Paulino, nos horários de maior movimento: das 7h às 9h e das 17h às 19h.
A operação consiste no fechamento da rua São Bento, no sentido à avenida José Paulino, e no desvio do fluxo para as ruas Presidente Café Filho e Santo Pigatto, para acesso sentido João Aranha.
Já os motoristas que vêm ou vão para a região do João Aranha encontram os semáforos abertos, com os guardas municipais controlando a fluidez do trânsito no local no horário de pico.
A bancária Gisele Ferraz, 29, aprovou a operação. “Sai de casa mais cedo, por achar que teria trânsito, mas consegui fazer meu trajeto em 10 minutos”, disse ela, que mora no João Aranha.
A operação foi motivada pelas obras de recape da rodovia SP-332 (Zeferino Vaz), da Rota das Bandeiras.
A medida poderá ter continuidade caso as obras na rodovia não sejam concluídas. O recapeamento acontece numa das faixas de rolagem da Zeferino Vaz, provocando tráfego lento de veículos.
Durante a operação, dois motoristas foram autuados por romperem o bloqueio no local. A presença de guardas é exclusiva para garantir a fluidez e segurança da via.
Obra
No final de setembro, a Prefeitura de Paulínia abriu uma nova via na José Paulino, pela rua Santo Pigatto, possibilitando o acesso ao João Aranha e ao Calegaris, sem o trânsito da São Bento.
O objetivo da Secretaria dos Transportes foi o de reduzir em até 35% o número de veículos na rua São Bento. No final da tarde, passam cerca de 5.700 veículos no endereço.
O motorista que optar fazer o novo caminho para o Calegaris ganha em distância e gastos. O percurso até a avenida dos Expedicionários é 400m menor em relação ao da rua São Bento.
Já para quem está no Calegaris, Vista Alegre e Fortaleza, e quer acessar a José Paulino, pode descer pela rua José Seixas de Queiroz e acessar direto uma das pistas, sem ir até a rotatória.