Início Paulínia São José II recebeu neste sábado um mutirão de combate à Dengue

São José II recebeu neste sábado um mutirão de combate à Dengue

Funcionário da Corpus verifica se há água parada em recipientes que podem servir como criadouro
Funcionário da Corpus verifica se há água parada em recipientes que podem servir como criadouro

O Departamento da Vigilância em Saúde (Devisa), realiza neste sábado, dia 23, Mutirão de Combate à Dengue 2015, no Bairro São José II. A equipe, composta por 40 funcionários da prefeitura e da Corpus Saneamento e Obras, recebeu treinamento para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Durante a semana, funcionários da Corpus Saneamento passam de casa em casa, em diversas regiões da cidade, distribuindo material informativo e orientando moradores para limparem os pátios das residências. Além de recolher os criadouros, os agentes identificam nos quintais exemplos de depósitos que podem ser tampados, como caixa d’água e tambores, e realizam esse trabalho.
Eles também avaliam os recipientes com potencial para servir de criadouro e orientam o morador quanto aos cuidados que podem ser tomados para evitar a presença de focos do mosquito da dengue.
Os principais pontos de preocupação são caixas de água, piscinas, pneus, garrafas, lixeiras, calhas, entulhos, vasos, pratos onde a água acumulada se torna o habitat ideal para proliferação do mosquito transmissor da dengue.
A operação pretende recolher todo tipo de material que acumule água parada, à exceção de materiais de construção, que devem ganhar outro destino.

Amostras coletadas
A equipe do Departamento da Vigilância em Saúde visitou o bairro São José I nos dias 25 de abril e 16 de maio, onde vistoriou 2.843 casas e realizou trabalho efetivo em 1.537 residenciais, coletando 19 amostras de larvas em vários imóveis.

Cuidado!

Todas as pessoas que apresentam sintomas de dengue devem procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa. A suspeita de dengue aparece quando o paciente está com febre, de 2 a 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas, a exemplo de dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, náusea, vômito e manchas avermelhada pelo corpo.