Início Paulínia Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada

Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada

Com a prorrogação, a meta é atingir 80% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários
Com a prorrogação, a meta é atingir 80% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários

Assim como em outras cidades da região, Paulínia também prorrogou a Campanha da Gripe (Influenza) até o dia 3 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O período de vacinação seria encerrado dia 22. Até a véspera de encerramento da campanha, dia 21, apenas 16 mil das mais de 20,5 mil pessoas que fazem parte do grupo de prioridade tomaram a vacina o que representa 60%.

Com a prorrogação, a meta é atingir 80% de cobertura vacinal em cada um dos grupos prioritários. As crianças e gestantes são os dois grupos que estão com as coberturas mais baixas. Ainda faltam vacinar mais 2.045 crianças, 350 gestantes, 340 profissionais da saúde e 348 idosos para alcançar os 80% em cada grupo.
Os grupos que podem ser vacinados durante a campanha são: bebês a partir dos seis meses e crianças menores de 5 anos; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas.

Doença
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.