Início Educação Secretaria de Educação desenvolve projeto “A Magia dos Livros”

Secretaria de Educação desenvolve projeto “A Magia dos Livros”

No projeto, foram revividos diferentes personagens, com suas histórias sendo contadas e ilustradas, como O Gato de Botas, Peter Pan e O Mágico de Óz
No projeto, foram revividos diferentes personagens, com suas histórias sendo contadas e ilustradas, como O Gato de Botas, Peter Pan e O Mágico de Óz

A Secretaria de Educação de Paulínia desenvolve o projeto “A Magia dos Livros”, com alunos da rede de ensino. Só no primeiro semestre deste ano, quase 700 crianças participaram das atividades do projeto, que é desenvolvido em parceria com a Biblioteca Municipal e tem como principal objetivo reforçar o trabalho de leitura e escrita realizado em sala de aula.

Uma das atividades que tem maior destaque são as histórias contadas pela professora Maria Eugênia Rocha, idealizadora do projeto. “Tomamos o cuidado de escolher as histórias de acordo com cada faixa etária. Isso é fundamental para conseguir uma interação com os alunos”, explicou a professora. Segundo ela, cerca de 680 crianças entre quatro e 11 anos participaram do projeto no primeiro semestre.
Além de contar história, a professora Maria Eugênia mostrou às crianças como é uma biblioteca pública, suas divisões, cuidados com o acervo e o mais importante, a magia que os livros podem ter, apresentando diferentes tipos e gêneros de livros. “Os olhos das crianças sempre mudam quando um livro “fala” ou “canta” para eles, “mexem-se”, podem ser grandes, pequenos, grossos ou finos, enfim, diferentes, mágicos”, afirmou.
De acordo com a professora, foram revividos e vividos diferentes personagens, com suas histórias sendo contadas e ilustradas, como O Gato de Botas, Peter Pan e O Mágico de Óz. “Também trabalhamos com histórias atuais como Percy Jackson, o Ladrão de Raios, que despertou nos alunos o interesse pela Mitologia Grega”, explicou.
Para a secretária de Educação, Rita Lanza, o projeto Magia do Livro vem para complementar e enriquecer as atividades que já são desenvolvidas pelas professoras em sala de aula. “O contar e o ouvir histórias facilita o desenvolvimento da imaginação, enriquece o vocabulário e traz experiências”, disse. Segundo ela, a maioria das escolas da rede municipal deve ser contemplada com as atividades do projeto.
De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Vanessa Reis, “ ‘A Magia dos Livros’ nasceu com a necessidade de promover uma ação educacional voltada para o desenvolvimento da leitura e da escrita fazendo com que a criança compreenda que o ato de ler, além de possibilitar a aquisição de novos conhecimentos, pode ser prazeroso, fantástico e lúdico”.

Parceria
O projeto também desenvolveu um trabalho com alunos do primeiro ano do Colégio Integral de Paulínia. A atividade foi realizada através do livro interativo “Amigos para Sempre” e destacou valores como trabalho em equipe, diferenças, amizade, convivência, igualdade, respeito, entre outros.
“Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor e, ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo, abrindo caminhos para que aprendamos a falar, escrever, ler e pensar melhor” explicou a professora.