O evento aconteceu na quinta-feira, 28, e reuniu mais de 130 micro e pequenos empresários de Paulínia, no auditório da Replan
O “1º Fórum Prepare sua empresa para novos negócios – seja um fornecedor da cadeia Petrobras” – realizado em conjunto entre a Secretaria de Indústria e Comércio de Paulínia, Sebrae, Replan e ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia), reuniu cerca de 130 micro e pequenos empresários de Paulínia, no auditório da Refinaria, na quinta-feira, 28.
Na abertura do evento, o secretário de Indústria e Comércio de Paulínia, Wilson Machado, representando o prefeito Edson Moura Júnior , destacou que a Refinaria tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico das cidades de Paulínia e região, além de proporcionar ótimas oportunidades para as micro e pequenas empresas. “O governo municipal vai fazer um trabalho intensivo junto ao comércio local e às indústrias, micro e pequenas empresas, para que possam participar dos processos de contratação da Refinaria”, destacou.
Também estiveram presentes no evento, os secretários de Habitação Danilo Garcia e de Negócios Jurídicos Arthur Freire.
Pela Replan, participaram os gestores do convênio, Leonardo Scalfi, Thiago Pinho e Gilmar Pires, e o consultor do Participação dos consultores do Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas, Davi Paunovic.
Os empreendedores conheceram o Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás, resultado de um convênio entre o Sebrae-SP e Petrobras/Replan, e as oportunidades de negócios que serão gerados pelo setor nos próximos anos.
O programa tem como objetivo tornar as micro e pequenas empresas capacitadas em atender as exigências da Petrobras e concorrer aos processos de compra de produtos serviços destinados à Replan.
O gerente de empreendimentos da Replan, Gilmar Pires apresentou aos participantes de Paulínia uma projeção do crescimento dos negócios na área de petróleo e gás. Também foi mostrado quais são as oportunidades de negócios que poderão beneficiar micro e pequenas empresas. Entre os segmentos com grande potencial estão a área de alimentação, limpeza predial, serviços, manutenção de áreas verdes, manutenção industrial e predial, obras de pequeno e médio porte e transporte.
Em seguida, o gestor do projeto pelo Sebrae-SP, Davio Paunovi, explicou como o projeto será efetuado e como as micro e pequenas empresas poderão ser beneficiadas. Entre as atividades para preparar as micro e pequenas empresas para atuarem no mercado de petróleo e gás estão diagnósticos de gestão, capacitação em diversas áreas de gestão, desenvolvimento de novas tecnologias, rodadas de negócios, participação em feiras e eventos, consultorias, entre outras.
O programa terá duração de 20 meses e será aplicado por meio de atividades que incluem diagnóstico e mapeamento de oportunidades de negócios para as MPEs; formação e consolidação das Redes Petro (rede de informação e comunicação) e promoção da interação entre elas; sensibilização e mobilização de grandes empresas para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios; capacitação e qualificação das empresas; inovação e desenvolvimento tecnológico; e a promoção de negócios entre grandes empresas e micro e pequenas empresas fornecedoras.