A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) de Paulínia reuniu dia 11, no auditório da empresa ABL Antibióticos do Brasil, representantes da RESSMAP (Reunião de Especialistas em Saúde, Segurança e Meio Ambiente de Paulínia), para apresentar o Programa Municipal de Arborização Urbana e Recuperação da Mata Ciliar, que está inserido no Projeto Município Verde Azul (MVA), do Estado de São Paulo.
O RESSMAP é composto por 16 empresas instaladas no município, e que na ocasião foi representado pelo Coordenador Luiz Navarrete e o vice Walter Longhi Júnior, além de representantes da ABL, Banquímica, Rhodiaco Indústrias Químicas, Rhodia, Air Liquide, Grupo Orsa, Replan, que participaram do evento. A reunião contou com a presença do secretário da Seddema, Ricardo Ferro e a equipe técnica do Jardim Botânico: a bióloga Jeanette Miachir e os Engenheiros Agrônomos, Ângela Vedovello e Zeca Piva.
O objetivo é incentivar a inserção no Programa, e atingir a meta de plantar 75 mil mudas em 2010, e 105 mil em 2011, lembrando que a mata ciliar protege os corpos d’água do assoreamento e do aporte de poluentes. Também conhecida como Área de Preservação Permanente (APP), a mata ciliar encontra-se na beira de canais, riachos, rios, lagoas ou lagos. Como exemplos de APPs estão: a vegetação natural em encostas muito acentuadas, duna, restinga, manguezal e outros ecossistemas ameaçados. O denominador comum das APPs é indispensável para manter a vida humana e a qualidade de vida.
O Projeto MVA é composto por dez diretivas, como: Uso da água, esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, poluição do ar, estrutura ambiental, conselho ambiental e recuperação da mata ciliar.
“A Seddema busca agentes multiplicadores, com ações proativa, orientados por técnicos da Secretaria. Precisamos mobilizar as empresas e a população, para recompor as áreas degradadas de forma correta e estruturada, unindo forças para atingir plena qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ferro.
“Para o RESSMAP, o objetivo é reunir os representantes formando uma rede de comunicação, trocando experiências para a solução dos problemas, e quanto à recuperação da mata ciliar para as empresas, é mais que uma compensação ambiental, é participar do desenvolvimento sustentável”, comentou o vice-coordenador do RESMAP, Walter Longhi Júnior.
Encontro com representantes da SABESP
A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, aproveitando o ensejo, reuniu-se no mesmo dia, no Paço Municipal, com o gerente Geral da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) Marcelo Maioli de Oliveira, e representantes da Sabesp de Itatiba, para a apresentação do Projeto de Recuperação da Mata Ciliar de Paulínia.
O Projeto foi bem recebido pelos profissionais da Estatal, que se comprometeu em plantar seis mil mudas de espécies arbóreas em Paulínia, ficando à critério da Secretaria definir o local do plantio, já que ela tem mapeado as APPs.
A Secretaria informa que fará uma grande campanha de conscientização junto à população, quanto à arborização urbana.