Início Destaques Sem manutenção, UBS vira um caos

Sem manutenção, UBS vira um caos

Um cano da tubulação de água da Unidade de Saúde do Centro se rompeu, provocando alagamento em várias salas do local

A falta de manutenção nos prédios públicos de Paulínia tem sido cada vez mais frequentes na atual administração. Serviços simples como encanamento, vedação em caixas d’água, troca de telhas, entre outros, não têm sido feitos, o que acaba resultando em prejuízo da população que precisa procurar pelos serviços públicos que ficam nesses locais.
Na manhã de quarta-feira, dia 2, usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro foram surpreendidos quando ao procurar por atendimento médico, agendar consultas, buscar remédios ou então colocar suas cadernetas de vacinação em dia, encontraram o local fechado. Tudo porque um problema no encanamento, resultou que uma das tubulações estourasse, alagando o local. Várias salas foram atingidas.
Os funcionários do estabelecimento tiveram muito trabalho para retirar toda a água do local e também para explicar a situação para a população, que ficou em dúvida quanto às suas consultas já agendadas e também para e entrega de materiais de coleta de exames médicos.
O alagamento só foi descoberto quando os funcionários chegaram para trabalhar, já que não há a presença de guardas noturnos no “postinho”. A população que compareceu no local foi orientada por funcionários a procurarem atendimento em outras unidades básicas. A administração da UBS foi uma das partes mais atingidas, assim como o setor das especialidades do local.
A situação era tão crítica, que a Unidade Básica precisou ser interditada pela Defesa Civil, já que o teto do banheiro dos funcionários acabou desabando, o que poderia ter afetado parte da estrutura. Além dos consultórios, outras salas foram inundadas, alguns equipamentos e documentos ficaram “encharcados” pela água.
Segundo funcionários que trabalham na UBS do Centro, e que pediram para não serem identificados, esta não é a primeira vez que esse tipo de situação ocorre no local, principalmente em época de chuvas.
Os moradores que tem sua ficha no local e que foram até o mesmo, dando “com suas caras na porta”, criticaram a situação, onde criticaram a maneira como a Saúde Pública tem sido tratada na cidade. “É uma vergonha, demora-se tanto tempo para agendar uma consulta, e quando a gente consegue, não é atendido porque acontece algum tipo de problema”, declarou uma moradora que pediu para não ser identificada.
A situação chamou tanto a atenção que, foi noticiada até mesmo no Programa “Balanço Geral”, exibido pela TVB Campinas, que pode mostrar através de imagens a situação de como ficou o prédio. (ALERTA PAULÍNIA)

Assista a matéria exibida pela TVB Campinas, que mostrou o caos da situação: videos-exibe.asp?v=21108