Início Paulínia Seminário discute comunicação do evangelho na atualidade

Seminário discute comunicação do evangelho na atualidade

O seminário ofereceu ainda uma plenária com debates sobre os estudos durante os quatro dias
O seminário ofereceu ainda uma plenária com debates sobre os estudos durante os quatro dias

O IBP (Instituto Bíblico de Paulínia) realizou entre os dias 25 e 28, a 10ª Semana Teológica. A temática central foi a comunicação do evangelho de Jesus Cristo na atualidade. O encontro teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da Comunicação como ferramenta para a propagação da mensagem bíblica.

O pastor presidente da Assembleia de Deus-Ministério Belém de Paulínia e também professor do IBP, Edvaldo Bueno, falou sobre os desafios da comunicação do evangelho numa época em que a tecnologia mudou a forma de se transmitir a mensagem. Para isso, ele listou três desafios: a tecnologia, a globalização e a ausência da conversão genuína.

Sobre a tecnologia ele explicou que se bem utilizada, pode contribuir de forma positiva para alcançar um número maior de pessoas através das diversas mídias. A globalização, segundo Bueno, fez do mundo uma aldeia global que descaracteriza as culturas locais, inclusive a mensagem de Cristo. “A comunicação do evangelho virou mais um produto a ser consumido pelas massas. Hoje, existem igrejas que possuem um departamento de marketing para estudar a melhor forma de conquistar consumidores do evangelho”, explicou. O outro desafio apontado é a ausência da conversão genuína, que segundo ele é decorrente do comunicador que oferece mensagens para satisfazer o ego do ouvinte. “Reais conversões são cada vez mais escassas por causa da mensagem que está sendo pregada. Para sermos salvos, Jesus exige arrependimento de pecados, fé e obediência e hoje não se comunica isso”.
Na segunda noite o professor e pastor Valter Caldas explanou sobre o tema: Professores do século XX e alunos do século XXI. De forma objetiva ele explicou que na aurora do século XXI, os professores que ensinam o evangelho não estão preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, pois os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo à informação e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologia colocada à sua disposição.

Para o palestrante da terceira noite, o professor e pastor Sebastião Otávio, coube a tarefa de explanar sobre a globalização e o advento do anticristo. Segundo Otávio, grande parte dos mensageiros da palavra de Deus não anunciam os eventos finais da história da humanidade já que os pastores não querem desagradar os ouvintes.

Finalizando os estudos, o Instituto recebeu o pastor Cassio Matos do Ministério Belém de Campinas para expor sobre a construção de uma cultura bíblica na igreja. De acordo com ele, “Deus criou o ser humano como ser social e espiritual e instruiu a formação de uma cultura que zela pelos valores morais e espirituais, mas as congregações estão correndo sérios riscos de aderir à cultura de massas”.

::Serviços

O Instituto Bíblico de Paulínia é uma iniciativa da Igreja Assembleia de Deus-Ministério Belém de Paulínia e tem como objetivo propagar o Evangelho. Os interessados em participar dos cursos devem procurar a Secretaria do IBP, pelo telefone (19) 3844-6067 ou pessoalmente, na Avenida José Paulino. A escola oferece cursos básico, médio e bacharel em Teologia e o Curso de Formação de Obreiros.