Pesquisa revelou que 90% dos consumidores com classificação “Excelente” pela empresa de análise de crédito fazem controle orçamentário
São 1,114 milhão de inadimplentes cadastrados na Região Metropolitana de Campinas (RMC) pela Serasa. Apesar de alto, permaneceu estável em fevereiro. A diferença em relação ao mês anterior foi de 0,27%, de acordo com um balanço divulgado pela Serasa.
A manutenção das contas pessoais está diretamente relacionada à adoção de algum método de controle financeiro diário. Isso inclui práticas como controle orçamentário, acompanhamento de despesas, gestão de dívidas, planejamento financeiro de longo prazo e uso de ferramentas digitais, como aplicativos e planilhas. Uma pesquisa da Serasa Comportamento revelou que 90% dos consumidores com classificação “Excelente” pela empresa de análise de crédito utilizam algum método de gestão de despesas. O índice cai para 68% entre os consumidores com pontuação “Baixa”, segundo o levantamento realizado no mês passado com 3.025 pessoas de todo o país, incluindo a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O score de crédito é uma pontuação que indica para o mercado se o cliente é um bom pagador. Com uma escala de 0 a 1.000 pontos, representa a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. É o resultado de um cálculo estatístico que auxilia as empresas a avaliar o risco de conceder crédito com base no comportamento dos consumidores. Uma pontuação baixa reduz significativamente as chances de obter crédito no mercado, além de aumentar o custo do crédito para quem tem dívidas acumuladas ou costuma pagar contas com atraso.
A avaliação “Excelente” compreende pessoas com pontuação entre 701 e 1.000, sendo que 9 em cada 10 dessas pessoas afirmam manter um rigoroso controle sobre as despesas, levando em consideração a renda mensal e respeitando os limites do orçamento. Segundo a pesquisa, essas pessoas utilizam um ou mais recursos digitais para controlar suas finanças, como acompanhamento online de extratos (47%), monitoramento de faturas de cartões (46%) e uso de planilhas (43%).
NO VERMELHO
Entre 47% e 49% das pessoas com score “Baixo” (0 a 300 pontos) ou “Regular” (301 a 500 pontos) ainda preferem usar o papel para controlar suas finanças. No entanto, há também quem não faça nenhum tipo de controle financeiro.
A pesquisa mostrou que 80% dos clientes com pontuação “Baixa” enfrentaram problemas financeiros devido a gastos extras, e 46% afirmaram ter convivido com a inadimplência por terem emprestado o nome para despesas de terceiros, como liberar o uso do cartão de crédito ou assumir a titularidade de uma compra financiada.
Desenrola Brasil
A Serasa prorrogou as renegociações de contas em atraso dentro do programa Desenrola Brasil até 20 de maio. Essa é a mesma data prevista para o encerramento do programa, lançado pelo governo federal em 17 de outubro do ano passado. Os consumidores podem acessar as ofertas por meio do site ou aplicativo da empresa.