Na Gencons Empreendimentos, a capacitação abrange colaboradores de todos os setores
O segmento da construção civil nunca esteve tão dinâmico e competitivo. Com um mercado cada vez mais exigente, para manter os níveis de excelência em produtividade e qualidade, o investimento na capacitação de profissionais tornou-se indispensável.
Na Gencons Empreendimentos, construtora localizada em Paulínia, a capacitação dos colaboradores é constante e faz parte de suas diretrizes. A excelência presente no relacionamento com os clientes, na projeção, construção e entrega das obras, também norteia a gestão do seu capital humano.
Só em 2023, foram quase duas mil horas de capacitação, que representaram mais de R$ 150 mil em investimentos e uma média de 40 horas/ano de treinamento por colaborador. É investimento em conhecimento e em novas habilidades. E isso faz toda a diferença na vida dos profissionais.
“Quando há investimento na formação ou reciclagem da equipe, ou até no desenvolvimento de novas competências técnicas ou comportamentais, ganhamos em produtividade, qualidade, inovação e em desempenho”, comenta Elaine Fancio, Analista de DHO – Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Os treinamentos são realizados em todos os setores da empresa e a necessidade pode ser sinalizada pelos próprios colaboradores, gestores e departamentos. Podem ser resultados de avaliação de treinamento normativo obrigatório ou de uma demanda independente. Os cursos aplicados são variados e vão de Capacitação Técnica em Jardinagem à Formação de Mestre de Obras para os cargos operacionais por exemplo, de Comunicação, Escrita Encantadora, Planejamento à Liderança, para os cargos mais administrativos ou de gestão.
Além de contribuir com a retenção dos profissionais, os investimentos em capacitação, muitas vezes, aceleram o crescimento dos colaboradores dentro da empresa. “Quando identificamos a necessidade de uma nova contratação, antes de olharmos para o mercado, em busca de candidatos externos, olhamos para dentro para checar se há, em nosso efetivo, profissionais elegíveis para a nova oportunidade. Consideramos toda trajetória do profissional em termos de experiência, formação acadêmica e cursos realizados. As competências são mapeadas através de uma ferramenta de pesquisa comportamental”, explica Elaine Fancio.
Um exemplo é o do colaborador José da Silva. Ele era Pedreiro e foi promovido a Encarregado de Obra. Atualmente está realizando o curso de Formação de Mestre de Obras, totalmente subsidiado pela empresa.
“Quando investimos no colaborador, formamos uma equipe altamente capacitada e reforçamos nossa referência no mercado. Com um time formado pelos melhores profissionais, podemos entregar sempre o melhor para nossos clientes”, analisa Sirlei Meroni Lopes, Gerente Administrativo e Comercial.