Servidores municipais da Secretaria de Educação participaram do treinamento de Formação de Brigada de Incêndio promovido pela Secretaria de Recursos Humanos, por meio do Departamento Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – DEESMT. O curso atende uma solicitação da Administração Municipal e Secretarias de Educação e Obras e Serviços.
Já participaram do curso funcionários municipais da Creche “Felipe Macedo Barros”, EMEI “Rosa Vassalo Secomandi” e EMEF “Prefeito José Lozano Araújo”. A unidade escolar e todos os funcionários que participaram do treinamento receberam certificado de formação de Brigadista por profissional habilitado. O curso é necessário para garantir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O treinamento atende à legislação do Corpo de Bombeiros, em especial a IT (Instrução Técnica) 17, que determina o dimensionamento da brigada (número de integrantes), carga horária do curso e conteúdo programático, que inclui conhecimento sobre o objetivo, a formação, funcionamento e atribuição da brigada de incêndio, equipamentos portáteis e fixos de combate a incêndio, Primeiros Socorros e outras informações pertinentes.
A proposta da administração municipal é trazer mais conhecimento para todos os servidores, além de levar atendimento para as escolas municipais e demais setores da Prefeitura.
Durante os encontros foram ministradas aos servidores: primeiros socorros, simulando atendimento a vítimas, manuseio de extintores, hidrantes e mangueiras e evacuação da edificação, que é um dos pontos importantes para garantir a preservação da vida, pelos profissionais da Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho (Enfermeiras Jamile e Keli), pertencentes ao DEESMT/SRH.
Servidores treinados
Na EMEI “Rosa Vassalo Secomandi” e Creche “Felipe Macedo Barros”, dada a faixa etária da população atendida (crianças até 6 anos), foram treinados todos os trabalhadores, e na EMEF “Prefeito José Lozano Araújo” oito profissionais, acima do número previsto pela Lei.
Todos os participantes poderão atuar como brigadistas dentro das unidades escolares, trabalhando a prevenção de acidentes no trabalho e agindo em situações mais complicadas como em casa de incêndio.
Auto de Vistoria
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio.
É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.